Joás aguardou anos para retomar o que era seu.
Ela esperou dia após dia. Ao todo foram 6 anos, até que pudesse agir pelo bem. Já não era possível mais suportar ver a terra dominada por filhos de Baal. Quando o rei Acazias morreu, sua própria mãe se empenhou em matar todos os descendentes reais. Não fosse por Jeoseba, a megera teria cumprido sua missão pessoal.
O príncipe que Jeoseba pôde salvar, entretanto, era um bebê nessa época. Com apenas 1 ano de idade, ele foi escondido longe do alcance daquela que passou a ser rainha. E Joás, o menino filho do falecido rei Acazias, esperou por 6 anos até retomar o que lhe pertencia.
Quantas vezes o homem perde a paciência antes que aquilo que lhe é de direito chegue? Ser paciente é um dom que poucos possuem. A precipitação, por sua vez, aparenta ser o melhor caminho, quando não passa de armadilhas.
O que teria acontecido se Joás tivesse sido posto frente à rainha antes da hora? Na certa, o poder que ela exercia sobre todos seria o suficiente para matar o legítimo dono da coroa. Com ele morreria também o sonho de ver Judá retomar sua aliança com o Senhor, já que Baal era o deus seguido pela governadora Atalia.
Permanecer escondido pesava tanto no menino quanto em quem estava ao seu redor. Ele era apenas uma criança, mas já conhecia toda a responsabilidade que um homem pode ter. Medo, porém, ele não tinha, porque habitava na casa do Senhor.
Quando um homem aguarda pelo que é seu de direito, nenhuma outra pessoa pode impedi-lo de ter sucesso. Todos nascemos para manifestar a Glória de Deus, basta que tenhamos paciência para esperar e que, neste meio tempo, nos preparemos para o que há de vir.
Joás estava sob a orientação do sumo-sacerdote Joada, que lhe ensinou como um rei deve agir. Seis anos após o bebê ser resgatado das mãos de Atalia, ele voltou até seu reino pronto para ter o que era seu. Fez aliança com os militares e assumiu o poder. Viu todo o povo comemorar. Em gratidão a Quem lhe havia protegido todo esse tempo e como prova de sua aliança com Deus, destruiu junto ao povo o templo de Baal.
Porque assim como Joás aguardou para ter seu trono, o Senhor aguardou para ter de volta seu povo.
(*) 2 Reis 11
Universal.org