Muitas expressões bíblicas foram ditas pelo próprio Senhor Jesus e estão em várias culturas…

olhos-3 10 expressões do cotidiano que vieram da Bíblia.

Expressões e frases que fazem parte do cotidiano em várias línguas e culturas têm origem na Bíblia – muitas delas ditas pelo próprio Jesus Cristo. Mesmo quem não é judeu ou cristão as incorporou ao dia a dia, sabendo ou não de sua origem. Será que você usa algumas delas?

Vejamos alguns exemplos:

1.       Menina dos olhos

“Guarda-me como a menina dos olhos, esconde-me à sombra das tuas asas…” Salmo 17.8. Davi usou a expressão referindo-se à pupila, parte sensível e delicada dos olhos, imprescindível à visão, daí merecedora de toda a proteção possível. Pupila (ou pupilo), aliás, também é uma palavra que designa alguém a ser tutelado, protegido, o que dá mais sentido ainda às palavras usadas pelo pastor que virou rei. Usamos essa expressão para algo que nos é precioso, especial, que merece todo cuidado.

2.       Num piscar de olhos

A expressão usada para descrever um acontecimento como repentino e rápido aparece em 1 Coríntios 15.52: “num momento, num abrir e fechar d’olhos, ao ressoar da última trombeta”.

3.       Pérolas aos porcos

Usado para expressar algo de qualidade oferecido a quem não tem capacidade para apreciar, o termo foi dito pelo Senhor Jesus em Mateus 7.6, sobre oferecer a Doutrina a quem não a valorizasse: “Não deis aos cães o que é santo, nem lanceis ante os porcos as vossas pérolas, para que não as pisem com os pés e, voltando-se, vos dilacerem.”

3.       Pérolas aos porcos

Usado para expressar algo de qualidade oferecido a quem não tem capacidade para apreciar, o termo foi dito pelo Senhor Jesus em Mateus 7.6, sobre oferecer a Doutrina a quem não a valorizasse: “Não deis aos cães o que é santo, nem lanceis ante os porcos as vossas pérolas, para que não as pisem com os pés e, voltando-se, vos dilacerem.”

4.       Que atire a primeira pedra

Outra expressão usada por Jesus, mas não em parábolas, pois foi dita de forma literal. Um grupo de fariseus e escribas levou a Ele uma moça acusada de adultério, alegando que deviam apedrejá-la, conforme costume da época. O Messias deu uma lição de perdão e de autocrítica aos pretensos agressores (que na verdade procuravam tentá-Lo e destruir Sua imagem perante o povo, a quem pregava naquele momento). Fez com que voltassem os olhos às próprias falhas antes de julgarem outra pessoa. “Aquele que dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro que lhe atire pedra.” (João 8.7) Envergonhados, os acusadores foram embora, sem tocar na mulher.

5.       Cego guiando cego

A expressão alerta sobre seguirmos alguém falho em entendimento, que não entende a Palavra e mesmo assim a propaga, causando mais confusão a quem o ouve, levando a caminhos errados. Jesus referia-se aos fariseus, que negavam Seus preceitos, mas eram influentes na sociedade. O fim, para quem fala e ouve, é o mesmo, segundo o Filho de Deus: “… Toda planta que Meu Pai Celestial não plantou será arrancada. Deixai-os; são cegos, guias de cegos. Ora, se um cego guiar outro cego, cairão ambos no barranco.”Mateus 15.13,14

6.       Lobo em pele de cordeiro

Bastante conhecida, a expressão se refere àqueles que fingem boas intenções só para se aproximar de alguém a quem querem prejudicar ou corromper. Jesus falava a respeito dos falsos profetas, usando uma figura conhecida das antigas fábulas de Esopo, contador de histórias da Grécia antiga que usava parábolas para ensinar lições de moral. “Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores.” Mateus 7.15

7.       A fé move montanhas

Certa vez, Jesus caminhava e teve fome. Chegando perto de uma figueira para colher alguns frutos, viu que não havia figos, só folhas. Ordenou que a árvore secasse, o que aconteceu imediatamente. Impressionados não só com o fato de a figueira ter secado, mas também com a rapidez do acontecimento, perguntaram ao Messias como fez aquilo. Ele aproveitou a ocasião para falar da força da fé, que havia demonstrado na prática, até mesmo para o que parecia impossível: “… Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes, não somente fareis o que foi feito à figueira, mas até mesmo, se a este monte disserdes: Ergue-te e lança-te no mar, tal sucederá…” Mateus 21.21

8.       A união faz a força

Salomão é tido como o autor do livro de Eclesiastes, onde passa ao leitor e ouvinte uma lição sobre viver em família e em comunidade, além do bom trabalho em equipe: “Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se caírem, um levanta o companheiro; ai, porém, do que estiver só; pois, caindo, não haverá quem o levante.” Eclesiastes 4.9,10

9.       A carne é fraca

O Senhor Jesus usou a expressão para alertar sobre os perigos das tentações físicas, mas também para mostrar que o espírito encontra forças em Deus para vencê-las. Prestes a ser preso, traído por Judas, o Messias sentiu-se triste e se retirou com os apóstolos para o jardim do Getsêmani para orar. Ao acabar a oração e voltar-se para Seus seguidores, viu que dormiam. Acordou Pedro e lamentou. “E, voltando para os discípulos, achou-os dormindo; e disse a Pedro: Então, nem uma hora pudestes vós vigiar comigo? Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.” Mateus 26.40,41

10.   Após a tempestade vem a bonança

Remonta à passagem em que Jesus estava em um barco com seus discípulos, quando adormeceu e sobreveio uma violenta tempestade. Seus companheiros de viagem acordaram-No, com medo. Ele ordenou aos ventos e à água que se acalmassem, e assim aconteceu (Lucas 8.22-25). Mais uma vez o Messias os questionou sobre por que cederam ao medo e não usaram a fé. Das mais conhecidas, a expressão é usada hoje para mostrar que, por mais difícil que seja uma situação, ela pode ter um fim favorável, segundo nossas atitudes – e, claro, nossa fé.

 

Universal.org

Compartilhe: