O bom exemplo e o cuidado com o próximo devem começar no núcleo familiar

Entenda que as relações sociais são reflexo da convivência familiar

O bom exemplo e o cuidado com o próximo devem começar no núcleo familiar

A partir do momento que a pessoa assume a Fé no Senhor Jesus, seu maior desejo é levar o seu testemunho pessoal e falar sobre esse amor que salva, liberta e transforma a vida daqueles que a Ele se entregam ao maior número de pessoas possível.

“Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem” (II Coríntios 2.15). Esse versículo foi deixado pelo apóstolo Paulo e mostra que somos pessoas diferentes antes e depois de conhecermos ao Senhor Jesus, pois esse encontro nos transforma de tal maneira que passamos a exalar o Seu Bom Perfume e nos tornamos mensageiros de Cristo onde quer que estejamos. Uma pessoa cheia do Espírito Santo pode até não dizer uma palavra, mas suas atitudes, gestos e reações revelam Jesus em sua vida.

Em seu blog pessoal, o Bispo Júlio Freitas explica que o cristão mantém o equilíbrio em todas as suas relações sociais. “Isso porque, por meio do nosso comportamento, do nosso relacionamento com os companheiros de trabalho, escola e faculdade, teremos a oportunidade de exalar o Bom Perfume de Jesus.”

Isso não significa que o cristão deva ser “amigo” de todas as pessoas ou compactuar com qualquer atitude que tomem ao seu redor. Na verdade, essa mensagem ensina que aquele que é guiado pelo Espírito Santo sabe lidar com todos e agir – sob Sua orientação – com racionalidade e, na medida do possível, harmonia em qualquer situação.

A origem
Muitas pessoas se preocupam em se relacionar bem só com as pessoas de fora, que não privam de sua intimidade. Todavia essas pessoas pecam porque negligenciam os cuidados com a família, que é um dever de todo cristão. Afinal, a família é um projeto de Deus que, depois de ter criado o ser humano, declarou: “Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele” (Gênesis 2.18). Ao criar Eva, Deus instituiu a primeira família.

A Bíblia ensina princípios claros de relacionamento familiar e instrui sobre o cuidado e o respeito que deve existir: “Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus” (Efésios 5.21).

Conforme explica o Bispo Edir Macedo, “o Altíssimo desejou que o ser humano vivesse na terra a mesma unidade que Ele vive no Céu. Isso seria possível por meio da harmonia na família e na Igreja”.

É por isso que, em muitas passagens, a Bíblia ressalta o quanto o Criador valoriza a família. Em uma de suas epístolas, por exemplo, o apóstolo Paulo, cheio do Espírito Santo, orientou sobre a relação de pais e filhos: “Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa; Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra. E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor” (Efésios 6.1-4).

Os pais recebem de Deus autoridade sobre os filhos, mas devem saber exercê-la com sabedoria e criá-los no caminho da fé, que é a maior herança que se pode deixar a eles. Os filhos, por sua vez, devem ser obedientes aos pais, pois essa é a principal maneira de honrá-los.

Para o Bispo Júlio Freitas, se os valores familiares fossem respeitados como merecem, muitos problemas sociais seriam evitados: “por isso, se você é pai ou mãe, lembre-se sempre de que os filhos são moldados pelo convívio social. É ali que eles criam suas primeiras ligações emocionais e aprendem regras, além dos valores bíblicos. Assim, o casal é a base do núcleo familiar. Pense por um instante quantos problemas sociais seriam evitados se os pais construíssem um ambiente com princípios sólidos para os filhos, à luz das Escrituras Sagradas, sem religiosidade, nem hipocrisia, incredulidade, egoísmo, não é mesmo?”

Já estamos quase na metade de 2022 e muitas pessoas deixaram para trás as “resoluções de Ano-Novo”, sendo que muitas dessas promessas envolviam se relacionar melhor com a família. Ainda há tempo! Aproveite que 2022 tem mais de seis meses pela frente e comece imediatamente a cuidar da relação com sua família. Não espere mais para tomar essa atitude.

A partir da melhora de seu convívio familiar, todas as suas relações pessoais se desenvolverão e sua vida melhorará consideravelmente. Afinal, a família é a base de toda e qualquer sociedade.

Cuide com amor da família que Deus deu a você, a apresente constantemente em oração, ouça, dê carinho e atenção a ela. Lembre-se que a vida passa rápido.

“O verdadeiro sucesso de uma pessoa está na relação harmoniosa dela com sua família. Às vezes, acontecem divergências entre as pessoas, uma vez que cada um é único na maneira de pensar. Entretanto o Nascido de Deus luta pelo seu casamento e não negligencia a criação dos filhos. O desejo do Altíssimo é que as famílias sejam bem estruturadas, felizes, equilibradas e envolvidas por fé, amor e compreensão”, destaca o Bispo Júlio Freitas.

fonte: Universal.org

Compartilhe: