Nem sucesso nem fracasso são permanentes

Imagem de capa - Nem sucesso nem fracasso são permanentes

Tudo passa: o sucesso, o fracasso e a própria vida. O sábio rei Salomão disse em Eclesiastes 1.4: “uma geração vai, e outra geração vem; mas a terra para sempre permanece”. Ou seja, nós vamos embora, outros tomam nosso lugar e os ciclos continuam. Por isso é importante que você tenha consciência que o seu sucesso não é permanente. Veja a história de pessoas que foram grandes nomes de sucesso, como cantores, artistas, atletas e empresários, que eram líderes em suas áreas até poucos anos atrás. Outros tomaram seus lugares e agora eles são lembrados apenas pela geração que testemunhou o seu sucesso.

Então, não se sinta muito seguro ou orgulhoso de si mesmo porque está indo bem na sua empresa e nos seus negócios, por exemplo. Essa afirmação não é para jogar “um balde d’água fria” em você, mas despertá-lo para a realidade e fazer com que você não se deixe levar pela vaidade. Não se vanglorie nem despreze ninguém, porque esse sucesso vai passar, e não fique apoiado ou acomodado nele, pois o que está vivendo hoje não será para sempre.

É como nosso relacionamento com Deus: não podemos relaxar nem viver considerando o que fizemos ontem, pois se você viveu uma vida íntegra com Deus ontem, tem que hoje começar tudo novamente. No capítulo 33 do livro de Ezequiel é confirmado que a justiça do justo não o justificará no dia em que ele pecar. Ou seja, se você viver uma vida inteira sendo justo e no último dia for injusto, seu passado não vai contar para nada. Deus é o Senhor do presente e do agora, então, se você se apoiar nessa retidão que tem vivido por vários anos com a justificativa de se permitir errar ou de pecar, nada do que você fez adiantou. É como um cônjuge que foi fiel a outra pessoa por 20 anos e depois, no vigésimo primeiro ano, teve um ato de infidelidade. Essa pessoa jogou fora tudo o que até então tinha construído.

Portanto, não adianta se apoiar no passado, principalmente diante de Deus. Tome cuidado com o cansaço e pensamentos de comodismo, pois não devemos nos cansar de fazer o bem nem nos apoiarmos ou relaxarmos com o sucesso, com o que conquistamos ou com o fato de ter feito o certo.

Quanto ao fracasso, ele também é temporário. Claro que há muitas circunstâncias que fazem a pessoa ficar sem rumo, achando que a situação de fracasso é permanente. Mas o fracasso também passa. As consequências dos seus atos virão, porém você deve continuar caminhando para frente, sem olhar para trás e sem se lamentar, pois tudo isso vai passar e virão dias melhores.

Compartilhe: