Adversidades do mercado. Como enfrentar?
Um empreendedor sempre pensa no que pode ser feito para atingir o caminho do sucesso, independentemente do tamanho da empresa e do ramo em que ele trabalha ou quer atingir.
Planejar ações de vendas, ampliar o índice de acerto e corrigir erros cometidos são formas que as empresas encontram para aumentar a competitividade no mercado.
Adotar um controle de vendas, que possibilita prever receitas futuras e programar as compras da empresa, são atitudes que os especialistas recomendam para o empreendedor, tornando-se mais fácil acompanhar o comportamento mensal das vendas, as variações devido à sazonalidade, bem como o preço médio concedido para os pagamentos realizados a prazo. Existem alguns pontos que podem ser utilizados para checar o desempenho da empresa:
Nível de faturamento
Converse com os vendedores e representantes de vendas para ter informações sobre o impacto do esforço da empresa junto ao mercado consumidor.
Grau de lucratividade
Para que se possa planejar, é preciso dispor de controles de vendas eficazes, que realmente reflitam os resultados obtidos. Para que a eficácia seja possível no planejamento e na avaliação das vendas, observe os estágios a seguir:
Controles
Tenha um sistema de controles estatísticos eficiente. Para fazer isso, mantenha uma checagem periódica do relatório de desempenho da empresa em período determinado, bem como de cada vendedor, que deve contar o volume de vendas obtidas, total e por linha de produtos, identificando produtos de maior saída ou com a maior margem de lucro. Faça um comparativo de evolução das vendas por período (da empresa como um todo e por vendedor).
Quadro de metas
Faça uma planilha com o número de clientes novos em relação aos clientes antigos da empresa. Calcule o valor médio das vendas, dividindo o valor total delas pelo número de vendas realizadas.
Gerencie
Lembre-se de que a função essencial da gerência é acompanhar o processo de vendas, estimulando os vendedores a avaliar os resultados obtidos e buscar novos desafios. Realize reuniões semanais para acompanhar os dados e estimule toda a equipe para buscar os objetivos estabelecidos.
É muito importante a orientação do chefe para que os resultados não tenham apenas um efeito de curto prazo. Não esqueça que é o chefe durante o horário de trabalho, mas que é saudável manter laços de amizade após o expediente.
Elo com Deus
O bispo Jadson Santos, responsável pelo Congresso Empresarial na Universal da Avenida João Dias, na capital paulista, afirma que é fundamental ter um elo com Deus. “Para prosperar não se trata de sorte nem de a pessoa ser batizada no Espírito Santo, trata-se de a pessoa ter visão. A sua vida é resultado da sua visão”, destaca.
Ele também afirma que um empreendedor que busca o sucesso não perde tempo falando das derrotas. “Antes de tomar decisões é aconselhável colocar todos os seus os planos no altar do Altíssimo. Não tenha pressa. Busque intensamente uma resposta de Deus. Escute a voz do Espírito Santo. Ele certamente testificará no seu coração e haverá paz em relação às decisões corretas.”
Se você deseja aprender a enfrentar as dificuldades, participe do Congresso Empresarial da Universal, às segundas-feiras. Há reuniões em Del Castilho, na antiga Avenida Suburbana, 4.242; em Santo Amaro, na Avenida João Dias, 1.800; no Brás, na Avenida Celso Garcia, 499; e em todo o Brasil.
Encontre uma Universal mais próxima de você, acessando: www.universal.org/enderecos.
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