Como deixar de se sentir vítima em todas as situações?

Conheça as consequências de ser escravo das próprias emoções e saiba como vencer o sentimentalismo por meio da Fé

Como deixar de se sentir vítima em todas as situações?

Você se sente constantemente incompreendido, abandonado, desvalorizado e acha que ninguém lhe dá atenção? Tem a sensação de que todos estão contra você? Cuidado: você pode estar sendo vítima de suas emoções. É como alguém que escuta músicas que a fazem recordar momentos ruins para ficar “curtindo” a tristeza. Quem se deixa escravizar pelos sentimentos sente pena de si mesmo e se entrega ao vitimismo.

As emoções fazem parte do ser humano, então é normal que você se alegre, se entristeça e até esbraveje, dependendo da situação que esteja enfrentando. No entanto essas não são ferramentas para solucionar os problemas, pois podem multiplicá-los. Além disso, decisões tomadas com base nas emoções com certeza são irracionais. A razão ignora sentimentalismos e decide pela lógica dos fatos, mas, para isso, é preciso ter equilíbrio e não se deixar dominar pelos sentimentos. O problema começa quando as emoções são exaltadas e colocadas acima da razão.

Em seu blog, o Bispo Júlio Freitas disse que o sentimentalismo faz com que a pessoa que o alimenta nutra complexos de inferioridade, de incapacidade, mágoas, desejo de vingança, ciúme e outras emoções negativas. Quando alimentado, esse tipo de pensamento neutraliza a fé. Ele citou a passagem bíblica que mostra a reação do Senhor Jesus quando o diabo tentou fazer com que Ele tivesse pena de si mesmo: “E Pedro, tomando-o de parte, começou a repreendê-lo, dizendo: Senhor, tem compaixão de ti; de modo nenhum te acontecerá isso. Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: Para trás de Mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas só as que são dos homens” (Mateus 16.22-23). O Bispo chamou a atenção para a atitude do Mestre, que de pronto repreendeu a tentativa de Pedro de fazer com que Ele sentisse pena de Si mesmo.

O Bispo apontou que é dessa forma que devemos agir, repreendendo sentimentos e nos guiando pela Fé.

“Autocomiseração é o mesmo que autodestruição. Todos aqueles que prestam atenção nas Escrituras Sagradas se baseiam no que está escrito, na fé inteligente, e não no que sentem ou no que os outros dizem e muito menos creem ou vivem por meio dos cinco sentidos (visão, audição, paladar, olfato e tato)”, alertou.

Responsabilidade terceirizada
Outra característica de quem vive à base das emoções e se entrega ao vitimismo é a terceirização dos problemas: a pessoa tende a esperar atitudes de terceiros, pois deseja que outros façam o que ela deveria fazer. Em vez de racionalizar a situação, reconhecer a existência do problema e tomar a responsabilidade para si, a pessoa sentimental espera que os outros tenham sensibilidade de mudar e tomem atitudes. Como isso não acontece, pois o mundo não gira em torno de ninguém, o resultado é o acúmulo de frustrações. A pessoa sofre cada vez que fortalece o vitimismo e, se não reagir por meio da Fé e de atitudes racionais, ele se tornará um ciclo sem fim.

Viver pela Fé
O mundo ensina que você deve seguir seu coração, mas na verdade essa é uma receita infalível para viver frustrado e infeliz. Para ser uma pessoa racional e usar a fé inteligente, a primeira atitude é ignorar a voz do coração e se basear na Palavra de Deus: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?” (Jeremias 17.9).

Ignorar a voz do coração é, antes de tudo, reconhecer que precisa mudar seu comportamento e que suas atitudes o fazem sofrer e é deixar de agir e reagir com base nas emoções. Depois é preciso parar de alimentar esses sentimentos por meio de pequenas atitudes, como deixar de ouvir músicas e até pessoas que afloram essa sofrência e colocam você para baixo. Ignore também os pensamentos que fazem você se enxergar como coitadinho e pense no que Jesus faria em seu lugar.

Além disso, medite na Palavra de Deus. “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus.” (Romanos 10.17). Essa é a resposta para quem pergunta o que fazer para ter Fé: dê ouvidos à Voz de Deus, coloque em prática as instruções Divinas e a Fé sobrenatural, capaz de vencer e mudar qualquer situação, nascerá dentro de você.

E, não menos importante, pare de colocar expectativas em pessoas e deposite todas as suas esperanças em Deus: “Bom é o Senhor para os que esperam por Ele, para a alma que O busca” (Lamentações 3.25).

Decida mudar hoje mesmo, peça a Deus em oração para que o guie e fortaleça nessa decisão. Faça o que tem que ser feito e desfrute de uma vida baseada na Fé genuína, inteligente e espiritual, que só espera nAquele que não decepciona.

Compartilhe: