Nesta época em que as pessoas se dedicam a reclamar e desabafar, muitas cristãs estão deixando sua fé enfraquecer diante dos problemas
Expressar sentimentos por meio de palavras é um comportamento comum entre as mulheres. No entanto, diante dos desafios da vida, esse hábito pode colocar à prova a fé de muitas cristãs. Isso porque, quando algo não sai como o planejado, elas logo passam a murmurar e ignoram a fé que afirmam que têm.
O fato é que os momentos de dificuldade revelam a condição espiritual e a comunhão com Deus de cada um de nós. Quem está afastado do Altíssimo, por exemplo, costuma sofrer mais quando surge qualquer imprevisto, pois não se apoia no Único que é capaz de lhe dar paz até durante as tormentas.
Em um dos episódios da série Meditação da Palavra, disponível no Univer Vídeo, a colunista e escritora Cristiane Cardoso citou a passagem de Lucas 18.1-8, em que Jesus descreveu a história de um juiz que não temia a Deus, mas, ao ser importunado por uma viúva, ouviu e respondeu sua causa e ainda afirmou nos versículos 7 e 8 do mesmo capítulo e livro: “E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a Ele de dia e de noite, ainda que tardio para com eles? […] Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?”.
Quando enfrentam injustiças, muitas cristãs questionam sua situação ou o que Deus tem feito por sua causa, mas não percebem que a sua fé tem sido neutralizada exatamente por suas murmurações. “Murmurar é duvidar de Deus e colocar a sua dependência em pessoas, sentimentos e situações. Com isso, você deixa de orar e confiar nEle”, disse ela.
A fé está ligada à oração sincera, pois, quando a pessoa leva uma situação difícil ao Altar, ela obtém forças para continuar. Entretanto, quando a fé é ignorada e as palavras e a confiança são depositadas em pessoas, isso faz com que os problemas se intensifiquem.
Ela recordou do povo de Deus no deserto e destacou que a murmuração os levou à morte. “Quando uma pessoa não tem uma vida de oração, ela fica murmurando e reclamando, vivendo no âmbito terreno e vendo tudo sob os olhos humanos e, sob esses olhos, a situação é caótica”, disse, e ainda acrescentou que, se a mulher abandonar a oração, o desespero e a sensação de que “todo mundo vai morrer” tomam conta dela, afinal, ela deixou de ser dependente de Deus.
Ter fé significa insistir diariamente no que você crê, servir a Deus e ser uma pessoa justa. “Procure ver a situação pelo lado de fora e entenda que algo bom será extraído dela, pois, assim, você está crendo no plano espiritual. E, com isso, você estará forte, pois crê que Deus está cuidando de tudo em todas as situações”, concluiu.