A maioria das pessoas que deseja mudar de vida e não consegue se pergunta: “por que eu não consigo mudar e deixar de sofrer? Por que, mesmo fazendo planos, tudo volta a ser como antes ou até pior?” Quando as pessoas se sentem infelizes, há um sentimento de remorso e de pesar, mas ele não é suficiente para que elas paguem o preço da mudança. Isso quer dizer que o remorso não produz mudança, mas sim o arrependimento. Apesar de o arrependimento incluir um sentimento de profunda tristeza, ele ultrapassa o sentir – nele, há uma decisão de cortar na carne, de mudar o rumo e de abandonar aquilo que causou o sofrimento.
Assim como a água é diferente do óleo, o remorso é totalmente diferente do arrependimento, mas muitos os confundem. Um exemplo: uma pessoa quer emagrecer e, ao se sentar à mesa, pensa na calça que não entrou quando ela tentou vesti-la. Ela fica pensando que tem que perder peso e até deseja isso, mas, quando chega a próxima refeição, repete o mesmo comportamento. Isso é remorso, pois o arrependimento faz com que ela pense nas consequências antes de agir e mude suas atitudes e seu comportamento.
É pelo fato de muitas pessoas não se arrependerem de suas ações e de seus pensamentos que a vida, o casamento e outras áreas nunca vão mudar. Enquanto elas não se arrependerem do que fizeram e fazem o que as prejudicam, nada irá melhorar. Quando o Senhor Jesus esteve aqui na Terra, Ele falou várias vezes sobre o arrependimento, inclusive afirmou em Lucas 5.32: “Eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores, ao arrependimento”. Ou seja, aqueles que reconhecem seus erros e buscam ajuda receberão o apoio para que passem a tomar decisões melhores e mudem o rumo de suas vidas.
Enquanto você estiver tentando mudar, terá que aceitar aquilo que o tira da zona de conforto. Serão semanas difíceis para se adaptar, mas logo você vai se habituar ao novo comportamento e à nova realidade de fazer o que é certo. Você estará mudando o plantio e, no devido tempo, começará a colher os frutos. Mas lembre-se: não há como mudar sem se arrepender e nem Deus pode mudar alguém, se não houver arrependimento. Ele está pronto para perdoá-lo, ajudá-lo e segurar a sua mão para que caminhe em uma nova direção. Mas, se você permanecer só com remorso e fingir que se arrependeu, Ele vai deixá-lo colher os frutos desse fingimento por si mesmo.