Você tem um emprego ou uma carreira?

Jim Veja dicas para identificar a diferença e mudar sua vida

Todos almejam uma ocupação que lhes dê tranquilidade financeira e estabilidade, mas, estar empregado não quer dizer, necessariamente, estar na trilha de uma trajetória de sucesso.

A verdade é que grande parte das pessoas possui trabalho, mas não uma carreira. Muitos têm empregos e não são felizes. Trabalham em áreas que não lhes agradam e apenas cedem a sua força de trabalho à empresa.

Como existem diferenças entre ter emprego e uma carreira, aqui vão algumas dicas para perceber o que está errado e mudar:

1 – Você faz o que deve ser feito e só?

Se for esse o caso, trata-se apenas de “cumprir a tabela” com as habilidades e força de trabalho, e ponto final. Porém, a carreira requer movimentação e crescimento. Estar estagnado na mesma função há um bom tempo, não ter mudança de responsabilidades nem encarar novos desafios revelam que o profissional está fazendo apenas o que deve ser feito e não demonstra a menor perspectiva de que poderá ir além disso.

2 – Você aprende no seu cotidiano?

A diferença entre emprego e carreira está ligada ao aprendizado. Quem está aprendendo está se desenvolvendo na carreira. Pense: há quanto tempo você não aprende algo novo na sua função ou sobre a sua empresa? Muitas vezes, o profissional está na mesma função, mas vai se tornando mais sênior, começa a ser chamado para reuniões, recebe atribuições ligadas a tomadas de decisão. Nesse caso, há desenvolvimento de carreira.

3 – Você está tão absorvido por tarefas cotidianas a ponto de nunca inovar?

Perceba que o profissional que não se empenha em fazer diferente, dentro da função que exerce, acaba não criando coisas novas, não traz algo de diferente para a rotina do escritório, não apresenta novas ideias e sugestões de como executá-las. Trazer ou procurar novas práticas é uma maneira de influenciar pessoas e se tornar uma referência.

4 – Você têm objetivos definidos e sabe qual o próximo passo a ser dado?

A falta de foco e de metas representa um problema sério. Quem está em um emprego e não tem a visão de construção de uma carreira, não faz a mínima ideia de qual é o seu próximo passo. Quem não toma as rédeas da sua trajetória, não planeja e acaba ficando refém do que a empresa decide para a vida profissional.

5 – Você desenvolve habilidades que o levem a uma meta?

Se o movimento é o principal divisor de águas entre emprego e carreira, aquele que cria condições propícias para a sua evolução demonstra que está atento à sua trajetória profissional como um todo.

6 – Você acredita que pode atingir seus objetivos?

A falta de fé em si mesmo barra o desenvolvimento de qualquer carreira. As pessoas até sonham em chegar ao topo, mas, com frequência, não acreditam ser capazes de conseguir. Aqui fica explícita a distinção entre sonhar com uma posição e planejar-se para chegar a esse objetivo.

Fé e soluções

Mas, em muitos casos, o sucesso financeiro não chega por meio do emprego. O que fazer nessas situações? Há alternativas? O bispo Jadson Santos, responsável pelo Congresso Empresarial na Universal da Avenida João Dias, na capital paulista, afirma que sim.

De acordo com ele, infelizmente, muitas pessoas não conseguem alcançar o sucesso porque pensam pequeno. “O emprego pode ser o começo para quem quer prosperar, mas a pessoa não pode se acomodar nessa situação, porque é difícil você ver um trabalhador bem-sucedido.”

Segundo o bispo, é raro o trabalhador, no Brasil, ganhar muito dinheiro. “Quem quer vencer, deve acreditar em si e abrir sua visão para que trabalhe para si e consiga realmente fazer a diferença.”

O bispo orienta aos que querem vencer para fazerem um pacto com o Senhor Jesus. “As promessas de Deus são magníficas e imensas. É preciso buscar intensamente uma resposta dEle e escutar a voz do Espírito Santo, que certamente testificará no seu coração e lhe dará paz em relação às decisões corretas.”

Se você quer aprender mais sobre como ser um grande empreendedor, participe do Congresso Empresarial, todas as segundas-feiras, às 22h, na Universal Del Castilho, na antiga Avenida Suburbana, 4.242; em Santo Amaro, na Avenida João Dias, 1.800; no Brás, na Avenida Celso Garcia, 499; e da “Reunião da Prosperidade”, nos templos da Universal por todo o Brasil. 

 

Universal.org

 

Compartilhe: