Muitas vezes, o estímulo para a prática de más ações está disfarçado em comentários e situações que testam nossas fraquezas. Fortalecer a fé é o caminho para evitar erros
A tentação é um estímulo ao pecado, ou seja, algo que motiva a pessoa a agir contra a Vontade de Deus. Nas Escrituras Sagradas, o diabo é apontado como o grande orquestrador da tentação e, se ele tentou o Próprio Senhor Jesus, como está escrito em Mateus 4, por que não nos tentará? Afinal, o principal objetivo dele é afastar o homem do Criador.
No dia a dia, a mulher cristã enfrenta diferentes situações que podem levá-la a cometer erros, caso não vigie suas atitudes. Essas tentações, muitas vezes, não aparecem explicitamente, mas de modo sutil em pensamentos e circunstâncias que testam as suas fraquezas.
Para evitar cair em pecado, é imprescindível buscar a Deus, como explicou Viviane Freitas em uma postagem em seu blog. Ela afirmou que todos nós somos tentados a pensar no que é errado, a julgar, a olhar com maus olhos, a condenar e a desconfiar. Além disso, muitas vezes temos sentimentos que não convêm. Por isso é necessário recorrer a Deus em oração para não cair em pecado, como ensinou o Senhor Jesus na oração do Pai Nosso: “E perdoa-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos a qualquer que nos deve, e não nos conduzas à tentação, mas livra-nos do mal” (Lucas 11.2-4).
“O mal está sempre pertinho, está sempre no nosso sentimento, induzindo-nos a achar que temos razão, que estamos certos. Por isso é tão importante falarmos com Deus e compartilharmos com Ele essa nossa necessidade. Nós temos a escolha: podemos escolher o mal como também o bem. E, se falarmos com Deus para que Ele interfira para não nos conduzirmos à tentação, se pedirmos que Deus nos livre do mal, Ele vai nos dar um escape, vai nos fazer lembrar da Palavra dEle, do que está errado”, disse.
Ela contou que, por vezes, sentiu o que não devia e Deus a repreendeu. “Você deve estar sempre observando o que está sentindo e se isso está de acordo com o que Deus quer de você. Quando algo não vem de Deus, vem sempre a dúvida, a falta de paz, a falta de aprovação do Próprio Deus. A pessoa que se deixa levar pela tentação acaba se perdendo por aquele impulso, por aquela provocação, por aquela sedução da sua alma”, lembrou.
Suas fragilidades
Note, leitora, que existe uma diferença entre ser tentado e cair em tentação: ser tentado não é pecado; pecado é ceder à tentação. O mal sabe como investir contra o ser humano e tenta cada um segundo as suas fraquezas.
Assim, o que é tentação para uma pessoa pode não ser para outra. Algumas mulheres, por exemplo, nunca trairiam seus cônjuges, mas outras podem se sentir tentadas ao receber elogios de alguém. Algumas jamais tocariam no que não é delas, mas outras podem se sentir tentadas a “passar a mão” no que não pertence a elas.
As tentações são muitas, mas é certo que ninguém é tentado pelo que é feio, mas por algo que é atraente. Por isso, reconheça suas fraquezas e busque forças em Deus. Se for preciso, não hesite em fugir da tentação, como fez José quando a esposa de Potifar tentou seduzi-lo (Gênesis 39.12). Por fim, não deixe de vigiar e orar, como ensinou o Senhor Jesus (Mateus 26.41).
Participe:
A próxima reunião do Godllywood Autoajuda ocorrerá em 30 de novembro, às 18h. Saiba mais no perfil @godllwoodoficial no Instagram
Saiba mais:
Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Folha Universal, informações para a vida!