Antes do corpo ser transformado de não saudável em saudável, a mente que está naquele corpo deve ser transformada; antes de um casamento ser transformado, a mente dos cônjuges precisa ser transformada; antes de uma empresa ser transformada, a mente do condutor do negócio deve mudar e depois a dos seus colaboradores. De fato, todas as mudanças surgem primeiro na mente. Até mesmo todas as invenções humanas existiram primeiro na mente e depois ganharam existência física, ou seja, a mente humana é a grande criadora das coisas. Deus nos fez à Sua imagem e semelhança e nos deu o poder de gerar e transformar as coisas usando esse poder mental.
Em Romanos 12.12 está escrito para não sermos conformados com este mundo, ou seja, para não nos adaptarmos ao que está ao nosso redor se aquilo não for bom. A lição é que nossa mente não pode se acostumar e se tornar apática. É preciso que haja renovação, senão a mente fica ultrapassada, não se mantém em bom estado, limpa e servindo. A tendência da mente que não é renovada é se apegar a ideias que não funcionam. Por exemplo: há quem sofra no casamento por estar apegado a ideias que não servem para o matrimônio. Neste caso, a pessoa não está casada com o cônjuge, mas com suas próprias ideias. Isso pode acontecer em todas as áreas da nossa vida. É preciso renovar a mente para não envelhecer em espírito.
A maior loucura das pessoas é desejar a transformação do lado de fora, mas, dentro delas, continuarem casadas com velhas ideias, conceitos, crenças e jeitos. Se não houver transformação da mente, não haverá mudança externa. E existe melhor forma de renovar a mente do que se preencher dos Ensinamentos dAquele que a criou? A mente de Deus é superior à humana, claro! Então, devemos nos apegar ao que Ele quer ensinar, não nos tornarmos escravos de ideologias, filosofias, comportamentos e tradições criadas por humanos ultrapassados. Se vou seguir alguém ou algo, por que não o maior de todos, que é o mais inteligente, criador de tudo, que fez a mim e a minha mente? Se você quer mudar algo no aspecto externo, ao seu redor, mude primeiro sua mente. Quando há essa renovação, experimenta-se a boa, agradável e perfeita Vontade de Deus e a Vontade dEle nunca será ruim. É questão de inteligência, de ouvir a Palavra dEle e, assim, ter sua mente e toda sua vida transformada.