Pesquisa revela alguns pontos que podem fazer os funcionários terem bons ou péssimos rendimentos
Imagine trabalhar em um lugar cheio de pessoas carrancudas, estressadas e irritantes. Deve ser terrível, até porque pode influenciar diretamente no rendimento profissional de uma pessoa.
Isso pode ser comprovado pelo resultado de uma pesquisa realizada pela subsidiária brasileira da Trabajando.com Holding, fundada no Chile, em 1999, chamada de Trabalhando.com. A pesquisa revela que 52% das pessoas entrevistadas consideram que a boa ou má convivência com os colegas de trabalho e gestores pode afetar no comportamento profissional e pessoal, podendo melhorar ou prejudicar os rendimentos no trabalho.
Para 22%, o fator que leva os funcionários a tornarem-se motivados é a chance de receberem promoções. Já para 14% é a oportunidade de terem o salário aumentado, e para 5% é o status que a empresa possui.
O fonoaudiólogo e pedagogo Wallace Ramos diz que não há nada melhor do que trabalhar em um ambiente agradável e repleto de motivação como a boa convivência entre os colegas: “Com a boa convivência dá para suportar a maioria dos outros problemas. Não adianta ter um ótimo salário e ficar em meio a pessoas desagradáveis, porque isso causa mal estar.”
Há 1 ano, Wallace trabalhou em um departamento onde era o único homem. Eram 11 mulheres no local e no ambiente havia muita fofoca. “Não me sentia à vontade. O meu nome ficava rolando em outros ambientes e isso me deixava mal-humorado e estressado, até que pedi para ser transferido”, revela. Se para ele felicidade não tem preço, nada paga um ambiente de trabalho agradável e cheio de motivação.
Universal.org