Conheça abaixo os fatos marcantes deste ano
O ano de 2019 está chegando ao fim. Ao longo dos 365 dias, a Universal desenvolveu diversas atividades, a fim de que pessoas fossem ajudadas e, sobretudo, alcançassem a salvação.
Em janeiro, por exemplo, aconteceu a primeira ação do “Ponto de Oração”. Por todo o País, milhares de voluntários da Universal foram às ruas levar um momento de paz, em meio à correria do dia a dia.
Além disso, eles ainda levaram orações e aconselhamentos a quem passava pelos principais pontos dos estados brasileiros. Em São Paulo, a ação aconteceu no bairro do Brás, com a presença do Bispo Renato Cardoso.
Neste mesmo mês, o grupo de evangelização da Universal (EVG) também realizou um núcleo de oração no aeroporto de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo.
“Esse trabalho no setor ecumênico, em Guarulhos, é a primeira porta que se abriu. Pois percebemos a importância de semear a Palavra nesses lugares”, disse o Bispo Alessandro Pascoal, na época.
Visitas ilustres
Este ano, o Templo de Salomão recebeu milhares de pessoas, entre elas, os atores da novela Jesus, que foi exibida pela Record TV.
Atores da novela Jesus realizam tour no Templo de Salomão
Dudu Azevedo, protagonista da trama; Fernando Pavão, que interpretou Petronius; Beth Goulart, intérprete de Mirian; Manuela do Monte, que deu vida à Laila; Petrônio Gontijo, que viveu Pedro; André Gonçalves, que fez o papel do vilão Barrabás; Adriana Garambone, que interpretou a prostituta Adela, e em uma das cenas secou os pés de Jesus com os cabelos; Rodrigo Andrade, que viveu Simão Zelote, irmão de Barrabás; Ernane Moraes, que foi Nicodemos; e Paula Richard, autora da novela, estiveram acompanhados de Miguel e Ana Lacerda, consultores bíblicos da teledramaturgia.
O secretário de turismo da capital paulista, Orlando Faria, também visitou o local. A autoridade foi acompanhada pelo Bispo Eduardo Bravo, que iniciou o passeio pela esplanada do Templo, depois se dirigiu ao Jardim Bíblico, localizado na área externa. Além do secretário, estiveram presentes também o vereador André Santos; o deputado estadual Sebastião Santos e uma comitiva.
Além disso, lideranças evangélicas de diferentes denominações, de todo o Brasil, também visitaram o Templo de Salomão. Em especial, durante o mês de abril, milhares participaram do Congresso Renovação – Santa Ceia da Unidade, com a presença do Bispo Edir Macedo. Cerca de 6 mil estavam presentes no Templo de Salomão e outros milhares acompanharam por videoconferência.
O Templo de Salomão também recebeu a exposição fotográfica “Jerusalém – A cidade da fé”. A mostra apresentou, por meio de fotografias, a cidade sagrada que representa os pilares da fé e da espiritualidade de milhões de pessoas em todo o mundo. As atividades foram gratuitas e abertas ao público.
Celebrações
Este ano, também aconteceu a cerimônia de troca das bandeiras, no Templo de Salomão. A solenidade contou com mais de 20 mil pessoas e com a presença de cônsules e embaixadores de 27 países.
O Bispo Edir Macedo esteve presente e fez uma oração endereçada aos países. Ao som do Hino Nacional, interpretado pelo Coral do Templo de Salomão, os presentes acompanharam o hasteamento de 127 bandeiras, representando as nações onde a Universal realiza o trabalho evangelístico, mais a bandeira da Universal.
Em 2019, a Universal completou 42 anos e foi homenageada em diversos locais do Brasil. A principal das homenagens aconteceu na Câmara dos Deputados, em Brasília, onde deputados, ao lado do Presidente da República, Jair Bolsonaro, prestaram suas homenagens.
Durante a solenidade, conduzida pelo 1° vice-presidente da câmara, deputado federal Marcos Pereira (Republicanos), o presidente manifestou seu desejo de conhecer o Templo de Salomão.
“O Senhor escolheu esse homem para liderar as mais de 210 milhões de pessoas neste País. O Senhor sabe que o nosso trabalho tem sido dedicado aos sofridos, e quando fomos imbuídos, pela fé, de consagrá-lo e derramar o óleo, que representa o Seu Espírito, sobre a cabeça dele, nós tínhamos a certeza que, através dele, o Senhor iria mudar a nação”, disse o Bispo Edir Macedo, durante sua oração, na ocasião.
Os policiais participaram da reunião das 9h30, ministrada pelo Bispo Renato Cardoso. Durante o encontro, ele ressaltou a importância de obedecer a Deus, colocá-lO à frente das decisões e buscar, primeiramente, o Seu reino.
Estreias e inaugurações
Em 2019, foi lançado o segundo filme que conta a história de fé do Bispo Edir Macedo. Nada a Perder 2 chegou aos cinemas do Brasil e de diversos países mundo afora.
Além do mais, pensando nas inúmeras pessoas que não possuem acesso à cultura e que não têm a oportunidade de entrar em uma sala de cinema, foi criado o Cinema Solidário – um projeto itinerante que leva produções, gratuitamente, a lugares que elas não costumam chegar.
Para que esta missão seja cumprida também com o filme Nada a Perder 2, um ônibus personalizado percorre quilômetros de estradas com equipamentos de última geração. O veículo esteve em diversos Estados brasileiros e no exterior, como Argentina, Chile, Uruguai e Equador.
A Catedral da Universal no Soweto, uma das principais locações selecionadas para a gravação de cenas de “Nada a Perder 2”, também foi o lugar escolhido para a primeira exibição do longa-metragem na África do Sul. A estreia da segunda parte do filme, que retrata a trajetória do Bispo Edir Macedo e da Universal, contou ainda com a presença do ator Petrônio Gontijo e com mais de 30 mil pessoas.
O ano de 2019 também foi marcado por inaugurações de templos da Universal. Em Taubaté, por exemplo, no interior de São Paulo, a Universal inaugurou sua sede própria na cidade, depois de 23 anos em um prédio alugado.
“Nosso objetivo aqui é abrir uma casa de oração para todos os povos, conforme o Senhor determinou. Queremos consagrar este ambiente como uma oferta para que o Espírito Santo possa operar na vida de todos que aqui entrarem, começando neste momento. Que o Senhor use as pessoas que trabalharão aqui, não por salário, mas por amor às almas”, disse o Bispo Renato, em sua oração de consagração, na presença de aproximadamente 300 pessoas.
Este ano, no Rio de Janeiro, foi reinaugurada a Catedral Mundial da Fé. Localizada em Del Castilho, a cerimônia foi realizada pelo Bispo Edir Macedo.
“A reinauguração deste templo cria um divisor de águas na sua vida. O que você foi antes passou, mas o que vai acontecer daqui para frente é o que fará a diferença na sua vida”, disse o Bispo em sua oração, na ocasião.
Ações Sociais
Como de costume, a Universal, em 2019, continuou com os trabalhos sociais que já desenvolve há mais de 40 anos.
Em Roraima, voluntários da Universal ajudaram mais de 40 mil imigrantes venezuelanos. Doações de alimentos e atendimento médico foram oferecidos para os venezuelanos que se encontram na fronteira entre o Brasil e a Venezuela, localizada na cidade de Pacaraima.
Na oportunidade, foram oferecidos serviços de assistência social; de estética, como manicure e cortes de cabelo; e de saúde, como aferição de pressão e medição de glicemia. Também ocorreram diversas recreações para as crianças, como teatro, danças, muita animação e distribuição de doces.
Em outubro último, um prédio residencial de sete andares desabou no bairro Dionísio Torres, em Fortaleza, capital do Ceará.
Logo que souberam da ocorrência, cerca de 200 voluntários da Universal se deslocaram ao endereço para prestar auxílio ao Corpo de Bombeiros. Água, alimentação e frutas foram levadas aos profissionais. Além disso, voluntários técnicos de enfermagem também prestaram atendimento de primeiros socorros. Saiba mais clicando aqui.
Fake News
Em 2019, infelizmente, as inúmeras fake news, difamando a Universal, também se fizeram presentes. Este ano, a imprensa do País afirmou que a Universal estaria ajudando na coleta de assinaturas para a criação do partido Aliança pelo Brasil, do Presidente Jair Bolsonaro. O que é uma mentira. Veja mais aqui.
Também inventaram que seguranças da Universal teriam agredido um morador de rua, por ter pichado o muro de um templo da Universal. Mais uma fake news tentando manchar a reputação da Universal. Confira aqui.
Este ano, outros boatos, também, se espalharam. Afirmaram que a Universal de Angola teria “rompido” com a instituição – que está presente em 127 países dos 5 continentes. O que aconteceu, na verdade, foi uma trama elaborada por um grupo de ex-oficias que foram expulsos da Igreja e tentaram simular uma “rebelião” utilizando a imprensa angolana. Veja a verdade, clicando aqui.
Mais recentemente, no programa “Entrelinhas”, exibiu uma retrospectiva com os principais acontecimentos da Universal em 2019. Clique aqui e veja como foi.
Propósitos de fé
O ano de 2019, não poderia finalizar sem que vidas fossem transformadas por meio da fé. Muitas foram as pessoas que participaram das campanhas da Universal, como por exemplo “O Jejum de Daniel”. Foram 21 dias dedicados a busca intensa ao “Espírito Santo”. A última edição do jejum aconteceu no mês de setembro, quando exatamente Kelly Maturano, participou do propósito e recebeu o Espírito de Deus.
Clique aqui e veja o que ela fez para receber o Espírito Santo.
Neste ano de 2019, a campanha da “Fogueira Santa de Israel no Monte Sinai”, foi realizada durante o mês de dezembro, e o empresário Cristiano, teve sua vida transformada participando do propósito de fé. Clique aqui e veja o testemunho.
Ademais, mais um ano chega ao fim e outro se inicia, com a certeza de que ainda há muito o que fazer e almas para alcançar. Sem se deixar abalar com as dificuldades e tendo a confiança de que Quem nos enviou, também nos guiará para fazer a Sua vontade.
Fonte: Universal.Org