Que impressão você passa para os outros?

Saiba a importância de investir na construção de quem você é e no que quer transmitir

Que impressão você passa para os outros?

Muitos subestimam o poder da imagem como força impulsionadora de um negócio ou, dependendo do caso, como uma das causas da derrocada dele, o que nos traz algumas perguntas: será que a imagem é tudo mesmo, como pregava um antigo comercial televisivo de refrigerantes? O que sua imagem comunica e quanto dela conta para o sucesso de sua carreira ou negócio? O que os seus colegas e a sua clientela associam à sua imagem: agilidade e eficiência ou desleixo e falta de higiene?

Para Cintia Martins, especialista em gestão de pessoas e consultora de negócios no Sebrae-SP, não basta simplesmente apontar qualidades ou defeitos para entender esse processo: “quando substituímos a palavra ‘defeito’ por ‘características’ fica muito mais fácil compreender a questão dos comportamentos, mas ter uma imagem pessoal adequada ao tipo de negócio ratifica os valores e contribui para a imagem como um todo”.

De acordo com ela, esses valores devem ser vividos não só pelo empreendedor, mas envolver a equipe e até os fornecedores. “Assim a imagem positiva e real chegará até o cliente de uma forma natural e verdadeira. Estamos acostumados a ouvir jargões como ‘a primeira impressão é a que fica’, ‘o corpo fala’ e ‘não julgue o livro pela capa’. De certa forma, eles fazem muito sentido, pois, com um pouco de observação e não de julgamento, conseguimos identificar algumas características no outro.”

Karol Stahr, especialista em consultoria de imagem e psicologia da autoimagem, concorda: “somos a visão do que vendemos. Antes das palavras vem a imagem: a forma visual como você se apresenta, o que fala, vende e representa. É o primeiro impacto, uma linguagem não verbal muitas vezes mais poderosa do que a verbal. A imagem deve ser também um empreendimento pessoal, uma construção sobre quem você é e o que quer transmitir. As pessoas vão notar e isso pode abrir ou fechar portas”.

Contudo Karol avalia que muitos empreendedores erram na hora de construí-la “por quererem vestir um personagem da empresa, se anulando totalmente, ou por não darem o devido valor à imagem profissional, investindo quase nada nela e, com isso, transmitindo descaso e desleixo. Quem contrata um serviço representado por uma pessoa malvestida? Se ela não cuida da própria imagem, será capaz de cuidar de algo que nem pertence a ela?”, questiona.

Karol conta que já atendeu diversos clientes que não conquistavam posições melhores porque suas roupas não transmitiam credibilidade. “A partir do momento em que decidiram dar importância à imagem pessoal, as oportunidades apareceram. Se sua imagem não diz claramente quem você é, você não alcança as pessoas que deseja. Se você estiver em frente a dois profissionais da mesma área e um deles estiver bem-vestido e o outro não, com certeza, mesmo que você não perceba, a tendência natural será dar mais crédito a tudo que o profissional bem-vestido diz.”

Para aqueles que querem melhorar a própria imagem, Cintia aconselha a buscar o autoconhecimento. “O primeiro passo seria identificar pontos positivos e negativos de si mesmo e como eles podem ser transformados em oportunidades ou ameaças. Feito isso, identificar quais comportamentos devem ser valorizados e quais devem ser mudados. Não adianta esperar resultados diferentes se continuo fazendo tudo exatamente igual.”

Para Karol, embora o sucesso de uma pessoa não se defina apenas pela imagem pessoal, ela é fundamental para que se alcance um lugar de destaque. “A imagem pessoal bem definida e que transmite credibilidade oferece uma confiança genuína sobre quem somos e sobre a forma como nos posicionamos diante das pessoas. E essa segurança nos faz conquistar novas oportunidades sem medo e com muito mais autoridade”, conclui.

Novo Congresso para o Sucesso
Você tem dúvidas sobre como trabalhar a sua imagem? Aprenda como o Espírito Santo pode transformá-la: faça como milhares de pessoas que estão espelhando suas condutas na Palavra de Deus para alcançar o sucesso em suas carreiras e venha participar do Novo Congresso para o Sucesso. A reunião acontece sempre às segundas-feiras, nos Templos da Universal.

Compartilhe: