O seu cristianismo está na teoria ou na prática?

O verdadeiro cristão age igual ao bom samaritano: faz o bem e ajuda a quem estiver precisando

O seu cristianismo está na teoria ou na prática?

De modo geral, uma parcela da sociedade busca praticar boas ações e atos de gentileza, empatia e amor ao próximo. Esse tipo de atitude é fundamental para que as pessoas vivam em um mundo mais ordenado e com mais respeito, independentemente das crenças de cada uma delas.

Isso é tão certo que até a China decidiu incentivar a prática. Em 2013, diante da indiferença de muitos cidadãos aos problemas alheios, a cidade chinesa de Shenzhen sancionou uma lei para incentivar boas ações ao próximo. A decisão foi tomada depois que a cidade constatou que uma menina ficou sem atendimento após ter sido atropelada duas vezes, embora várias pessoas tenham passado pelo local do acidente.

O amor ao próximo é um Mandamento de Deus e foi reafirmado por Jesus quando Ele esteve na Terra, como está descrito na passagem de Mateus 22.37-39. A Bíblia mostra que, ao ser questionado por um oficial da época sobre como amar o próximo, Jesus compartilhou a parábola do bom samaritano, que cuidou de um homem que havia sido assaltado e espancado, mesmo sem conhecê-lo (Lucas 10.25-37).

A Noite do Bom Samaritano
A passagem bíblica acima serviu de base para as meditações da Noite do Bom Samaritano, reunião que ocorreu em 22 de março em todas as igrejas Universal. No Templo de Salomão, em São Paulo, o encontro foi conduzido pelo Bispo Renato Cardoso, que lembrou que todos aqueles que chegaram à igreja estavam em estado precário, pedindo ajuda e, por meio de assistência espiritual e às vezes física, tiveram alívio para suas almas (Mateus 11.28-30).

De acordo com o Bispo, os cristãos que receberam apoio no passado agora precisam estender a mão para aqueles que hoje precisam dele.

“Nós chegamos à Igreja como pedintes, precisando de socorro, mas, depois de recebermos o alívio concedido por Jesus e nos tornarmos livres, podemos oferecer o que já recebemos, pois temos algo maior do que os problemas, que é o Espírito Santo”, ensinou.

A parábola do bom samaritano exemplifica exatamente como um verdadeiro cristão deve agir, ou seja, seguir o exemplo de Cristo, que deu Sua Vida por todos e, com sua misericórdia, deu acesso à Salvação da Alma (Mateus 27). A essência do cristianismo é justamente dar suporte a quem precisa, assim como Jesus, que foi o primeiro a se doar por todos.

A partir disso, o Bispo Renato pontuou que, infelizmente, muitas pessoas que estão na Igreja não despertaram para a verdadeira missão do cristão: “ser cristão não é vir à Igreja para se servir e resolver seus problemas. A prosperidade é um direito e uma consequência de quem serve a Jesus, mas a Palavra de Deus ensina que, quando somos salvos, Deus nos deixa no mundo para que sirvamos a Ele servindo a outras pessoas”.

Ele ainda acrescentou que muitos até conhecem seu dever como cristãos, mas ficam apenas na teoria, assim como os religiosos do tempo de Jesus. “Na prática, nós entendemos que amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo não é algo que fazemos quando estamos na igreja para louvá-Lo e adorá-Lo, mas, sim, quando olhamos ao nosso redor para as pessoas próximas, nos atentamos às necessidades delas e lhes estendemos a mão”, disse.

O Bispo ainda destacou que o amor ao próximo não significa apenas fazer obras de caridade, como dar pão ao faminto ou cobrir quem está com frio, mas levar uma palavra de vida, dar atenção e fazer uma oração pelos que estão morrendo por dentro, pois “todos aqueles que receberam (a Palavra) têm o dever de apresentar Jesus para outras pessoas. Vocês têm recebido o melhor da Palavra de Deus, então, não devem vir à igreja só para ficar sentados e ‘engordando espiritualmente’”. Segundo o Bispo, “ser cristão não é se aprimorar nas Escrituras, mas fazer o que deve ser feito. A Fé é prática. Pare de ficar ‘olhando para o seu próprio umbigo’, levante a cabeça e olhe para quem Deus quer salvar usando você”.

Amor ao irmão
O amor ao próximo também deve ser praticado em relação aos que estão na Igreja e vivem a Fé cristã. Ajudar um irmão da Fé é relevante e necessário, pois todos passam por dificuldades na vida, tanto espirituais como físicas. Muitos pensam que auxiliar é oferecer ajuda financeira, mas, na verdade, o apoio também ocorre por meio de uma palavra de acolhimento, um ombro amigo e orações, afinal, “quem ama seu irmão permanece na luz, e nele não há causa de tropeço (1 João 2.10 – Nova Versão Internacional). “Eu não sei como o Espírito Santo quer usar você, mas diga ‘eis-me aqui’ e faça o que Deus manda fazer.

Se coloque à disposição com o que você tem”, concluiu o Bispo Renato.
A Semana Santa, que ocorre de 2 a 9 de abril na Universal, é um ótimo período para colocar em prática o amor ao próximo. Participe.

Compartilhe: