Será que a privação significa mesmo fraqueza?
No deserto há pouca ou nenhuma água. Pouca ou nenhuma comida. E também nada ou quase nada de pessoas (daí mesmo o nome do lugar). Falta de comida e água enfraquece o corpo. Com o corpo fraco, o ser humano busca força no espírito.
Mas o foco não é só o espírito do homem, mas o Espírito Santo de Deus – e é dEle que vem a verdadeira força. Falta de pessoas à volta, de informações em excesso, trazem a solidão. E a solidão enfraquece o lado psicológico. Mas nem sempre ela precisa ser ruim. Sem algo ou alguém que nos distraia, podemos ter o foco total em Deus e ao que Ele quer nos dizer.
Na vida, também temos os desertos relacionados a situações de privação física e psicológica. Esses desertos não chegam todas as vezes por nossa vontade, por um planejamento mal feito, por um pecado. Outras vezes, sim.
O Senhor Jesus nos mostrou, na prática, que há um fim para o deserto: a fé incondicional no Seu Nome. No entanto, como conseguir essa fé? O Jejum é uma grande oportunidade para que o seu espírito seja renovado e sua fé, avivada.
Universal.org