Apesar das dificuldades do dia a dia, ser perseverante é o segredo para conseguir o que se deseja
Na jornada da vida é comum que surjam problemas que tentem nos desviar dos nossos objetivos.
Não é à toa que a perseverança é o segredo para alcançar sonhos, metas profissionais ou o amadurecimento espiritual. Aliás, a perseverança é fundamental para a mulher cristã em todas as áreas, principalmente quando se trata da fé e do relacionamento com Deus.
Quantas vezes você decidiu que se tornaria mais saudável e, dias depois, já estava abandonando os exercícios e relaxando na alimentação? Quantas vezes você começou a estudar e desistiu no meio do curso? Quantas vezes você pensou em seu sonho e ficou animada para realizá-lo, mas logo começou a procrastinar? Quantas vezes você enfrentou alguma dificuldade no trabalho e pensou que era melhor abandonar tudo? Quantas vezes você fez um voto de orar mais, jejuar mais e se dedicar mais a Deus e nada mudou?
Assim como você se alimenta e cuida de sua higiene pessoal todos os dias, a perseverança também precisa ser um hábito diário. Segundo o Dicionário Michaelis, perseverar é “ter perseverança em ou insistir num objetivo ou empreendimento; conservarse firme, constante; continuar ou prosseguir de algum jeito ou maneira, sem desistir; ficar, permanecer”.
Em uma meditação disponível no Univer Vídeo, a palestrante e colunista Cristiane Cardoso falou da perseverança e do seu papel na vida da mulher. “A perseverança é o que faz valer a pena toda a luta, toda a dificuldade e todo o sacrifício que nós fazemos para manter a nossa fé”, explicou.
Muitas mulheres eram fervorosas em suas orações e propósitos, testemunharam a grandeza de Deus em suas vidas e eram dedicadas na Obra, mas, ainda assim, não permaneceram na Presença de Deus.
Cristiane conta que, infelizmente, quando isso acontece é “porque a mulher não perseverou na fé e em sua luta. Dessa forma, aquele passado difícil, aquele sacrifício, todas as ofertas, todas as campanhas, tudo o que sacrificou perde todo o valor”.
Provando a si mesma
Enquanto tudo está bem, é fácil se manter perseverante, mas, quando começam a surgir dificuldades, se torna difícil conter a ideia de jogar tudo para o alto e desistir. Isso é natural, mas é nesse momento que a perseverança é essencial para provar sua fé e revelar a verdadeira intenção do seu coração.
Na Palavra de Deus há inúmeros exemplos de mulheres que, por terem perseverado, são lembradas até hoje. Ester perseverou em se manter fiel aos princípios e foi escolhida pelo rei para, depois, ser usada para interceder pelo povo de Deus. Já Rute usou a perseverança para acompanhar Noemi, trabalhando arduamente em uma terra estrangeira sem saber que, depois, se tornaria parte da genealogia do Senhor Jesus.
Perseverar também é “guardar a aliança que você tem com Deus. É você perseverar em agradar a Deus todo santo dia”, lembrou Cristiane. Quando isso acontece, não apenas os desejos pessoais se tornam realidade, mas também os planos que Deus tem para a sua vida. A perseverança é o segredo para conquistar tudo o que se deseja e o único caminho para alcançar a maior de todas as conquistas, pois é como está descrito em Mateus 13.13: “…quem perseverar até o fim, esse será salvo”.
fonte: Universal.org