Melhor que ontem, pior que amanhã

escada_para_ceu A evolução da sua fé depende de como você lida com seu real compromisso com Deus

De um colega respondendo a outro, que perguntou se havia melhorado da gripe que o fizera faltar ao trabalho no dia anterior:

– Melhor que ontem, pior que amanhã!

Será que podemos responder o mesmo em relação à nossa vida em Deus?

O final da pergunta acima não está escrito errado. É vida “em” Deus mesmo, e não só “com” Deus. Vivendo no reino dEle, estamos mais do que somente presentes. Ele exerce Sua vida na nossa. A mesma vida que o Senhor Jesus veio garantir em abundância, com Seu sacrifício.

Voltando à pergunta: sua vida em Deus está melhor que ontem? Você se sente evoluindo na fé dia a dia ou se acomodou na zona de conforto? Entrou nessa vida para garantir suas bênçãos ou para fazer parte de uma guerra que diz respeito diretamente a você? Vive de fato a fé ou só fala dela? Pior: só ouve sobre ela?

Viver a vida em Deus é honrar seu compromisso com Ele, sua condição de Seu filho. Aí sim, quando falar ou ouvir sobre a fé, entenderá o contexto com muita clareza por fazer parte dele. Não vai ter aquela sensação que temos quando vemos uma notícia internacional importante no jornal da tevê, mas que se apaga em poucos segundos, pois, ainda que muito interessante, faz parte de uma realidade muito distante da nossa.

Se a cada dia você entende melhor como a fé inteligente opera em sua vida (e é operada por você), sim, você está melhor que ontem.

E pior que amanhã. Pois, perto de hoje, a clareza será ainda maior. Esse entendimento, só possível por quem foi revestido pelo Espírito Santo, não é uma mera sensação. Não é só emoção. Ele é racional. É inteligente. Portanto, eficiente.

É clichê, mas é verdade: seu amanhã é construído hoje. Um exemplo? Esse texto está sendo escrito aqui, agora. Mas já depende de você lê-lo assim que for publicado. Ou muito depois. Mas ele teve de ser escrito agora para que a leitura seja possível amanhã. Ou, melhor, foi escrito ontem, quando a sua fé já havia evoluído até certo grau, para fazer parte do seu agora (já que você está lendo nesse momento), e o fará pensar, alimentando sua fé e a desenvolvendo ainda mais, construindo seu amanhã.

Sua entrega pode fazer esse tempo de evolução ser maior ou menor, na mesma proporção. Por isso vemos gente que chegou há pouco tempo à vida com Deus mas já está lá na frente, enquanto alguns que (acham que) se entregaram a Ele já faz tempo estão estagnados, não saem do lugar.

Estar no caminho certo não quer dizer, exatamente, que você está andando do jeito certo nele.

Quando você perceber, como o ex-gripado do início do texto (sim, ele está bem melhor, obrigado), que melhorou bastante, mas poderá estar melhor ainda no porvir, com a certeza da Salvação em Cristo, perceberá que o caminho é esse, mas seus passos certos estão fazendo toda a diferença.

A cada passo, mais perto de Deus.

 

Universal.org

Compartilhe: