Ser confiante é fundamental para o crescimento do indivíduo, mas tudo em excesso atrapalha
Os projetos se realizando e sua vida sendo considerada um sucesso. Você tem bons amigos, colecionaconquistas profissionais, construiu um casamento muito feliz e se sente mais capaz do que nunca para continuar alcançando seus maiores sonhos. Você está seguro de que crê e no que crê. Você confia.
Ser confiante é fundamental para o crescimento pessoal, profissional e espiritual de um indivíduo. A autoconfiança é muito importante para o desenvolvimento das atividades diárias, porque nos dá a segurança de estarmos bem preparados para qualquer desafio, seja ele físico ou intelectual.
Porém, o excesso de confiança pode atrapalhar nos relacionamentos com o próximo. Fechar os olhos para os outros e olhar apenas para si mesmo pode provocar situações arrogantes, e nos tornar pessoas indesejáveis para convívio.
Modere a confiança
É necessário saber dosar a confiança em si mesmo. Nunca podemos nos esquecer de que somos eternos alunos da vida e devemos estar sempre dispostos a aprender, seja com os erros ou com os sucessos da nossa história. Não deixe que a sua felicidade o torne alguém soberbo. A soberba é o mais nocivo de todos os pecados, pois nos faz crer que somos superiores aos outros.
Se você tem histórias para contar e experiências para passar, faça isso, sem desmerecer o outro. Nunca ignore a opinião alheia. Esteja sempre alerta e disposto a ouvir. Às vezes, a outra pessoa também trará algum conhecimento que irá ajudá-lo no que você menos espera.
Reflita após cada conquista. O que você fez para chegar até ali, atitudes, comportamentos, e por que mereceu tal conquista. Deixe as críticas auxiliarem na construção do seu êxito, e não provocarem uma derrocada.
“A soberba do homem o abaterá, mas o humilde de espírito obterá honra.” Provérbios 29:23
Universal.org