Exercício ajuda a despertar e manter a concentração durante o dia.
Praticar atividade física regularmente traz benefícios muito conhecidos como, por exemplo, condicionamento cardiorrespiratório, disposição e melhora da qualidade do sono. Mas, para quem ainda não mantém uma atividade regular, sofre com insônia ou passou uma noite em claro, exercícios simples e alongamentos podem ajudar a enfrentar os picos de sonolência durante o dia.
A dica é aprender a utilizar pequenos e rápidos exercícios para aumentar a atenção e concentração, sobretudo naqueles momentos em que a sonolência costuma atacar durante as horas de trabalho ou estudo. Com resultados imediatos, simples atividades aeróbias e de alongamento podem acelerar a circulação sanguínea e ativar o sistema nervoso central, ajudando a despertar e a manter a mente mais alerta.
Segundo o educador físico Márcio Scomparin, para driblar aquele sono do meio da tarde ou aquela moleza típica após o almoço, um exercício prático é subir e descer um lance de escada. “Essa atividade aumenta a frequência cardíaca e a temperatura corporal contribuindo para um corpo mais desperto”, explica.
Dica de alongamento
Exercícios de alongamento também são muito eficazes para manter os olhos abertos, pois estão relacionados à estimulação muscular e circulatória. O educador físico dá dicas de como realizar um alongamento rápido e eficaz.
– Em pé, estender os braços na direção do teto e mantê-los erguidos por 15 segundos.
– Posicionar a mão direita na nuca. Puxar o cotovelo dobrado para a esquerda por trás da cabeça. Inverter.
Universal.org