Reflita sobre seus desejos e entenda por que eles podem camuflar uma carência que nenhum bem material é capaz de suprir
Você tem a sensação de que sempre falta conquistar algo para que se sinta feliz? “Ah, quando eu me casar terei felicidade”, “quando eu conseguir aquele emprego minha vida mudará” e “se eu tivesse dinheiro e uma casa própria, tudo seria diferente” são frases recorrentes em seu cotidiano? Nesse combo de faltas também costumam estar incluídos carros, jantares, viagens e roupas, entre outros?
Muitas mulheres vivem a ilusão de que, para que estejam bem, precisam possuir cada vez mais coisas e alçar voos altos na vida pessoal e profissional. O problema é que, depois dessa busca desenfreada, o contentamento pelo que foi alcançado dura pouco e o vazio e a insatisfação retornam em seguida.
Outras mulheres, por sua vez, vivem em um ciclo vicioso de lamentações pelo que lhes falta, o que as leva a mais descontentamento e pensamentos negativos. Como é possível viver bem e ser feliz desse jeito?
O que muitas ainda não entenderam é que toda essa falta nunca será suprida, a menos que mudem de atitude e reparem o grave erro que deu origem a esse ciclo: o desprezo a Deus. Ao deixar de buscar o que é essencial, a mulher se sente perdida.
Cristiane Cardoso abordou o assunto durante uma meditação, que está disponível no Univer Vídeo, do conhecido Salmo 23.1-6: “O Senhor é o meu pastor, nada me faltará. […] Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias”.
Ela ressaltou que o salmista Davi se coloca no lugar da ovelha do rebanho e afirma que Deus é seu pastor e que, por isso, nada lhe falta. Segundo ela, é isso que acontece quando uma pessoa serve a Deus: “o que não falta para uma pessoa que serve a Deus é paz, certeza, segurança, direção e amor. Você não se sente desamparada, aconteça o que for. Você pode perder um relacionamento, uma amizade, pessoas, mas nunca vai perder o amor que o seu pastor lhe dá. O amor de Deus é um amor diferente do amor de um homem ou de uma amizade e é um amor que supre qualquer outro amor que você não tenha”, afirmou.
Cristiane esclareceu ainda que o “nada me faltará” não se refere apenas a bens, pois eles às vezes faltam: “não quer dizer que nada vai faltar no sentido físico, mas no que é mais espiritual, algo mais interno”.
Ouça a voz do seu pastor
Para que tenha esse amor capaz de suprir qualquer falta ou necessidade, você deve estar no aprisco e ter o Senhor Jesus como seu Pastor. A verdadeira felicidade está em receber o amor do Senhor, que cuida zelosamente de cada ovelha, como descrito em Lucas 15.4-7: “Que homem dentre vós, tendo cem ovelhas, e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove, e vai após a perdida até que venha a achá-la? E achando-a, a põe sobre os seus ombros, rejubilando; E, chegando a casa, convoca os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida. Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.”
A parábola acima foi dita pelo Senhor Jesus, o Bom Pastor deste rebanho, que se entristece ao perder uma ovelha e não mede esforços para resgatá-la. Assim como esse animal fica perdido longe do pastor, o ser humano não consegue ser feliz distante do amor Divino e nada preenche essa falta. Por isso, amiga leitora, busque o que é essencial em sua vida, pois assim os verdes pastos e as águas tranquilas estarão em seu caminho mesmo quando estiver passando por dificuldades.