Quem as pessoas enxergam quando olham para você?

Diante do espelho é refletida uma imagem física que carrega traços da nossa ancestralidade terrena, mas são as ações e reações que revelam a verdadeira natureza e paternidade espiritual

Quem as pessoas enxergam quando olham para você?

Os filhos recebem como herança genética o tom da pele, a textura do cabelo, o formato dos olhos e até jeitos, trejeitos e a inteligência dos pais. O mesmo acontece em relação ao Pai espiritual. Nada que está relacionado ao gênero, à aparência, à etnia ou a qualquer outro traço palpável revela quem é Filho de Deus – ou não –, mas sim seus comportamentos, pensamentos, atitudes e convicções.

Muitas pessoas que não conhecem a Deus são facilmente identificadas por levarem uma vida de erros, sem ética ou consideração com o próximo. Também há, porém, muitas que creem que foram geradas pelo Espírito de Deus, mas exalam religiosidade, maus olhos, falta de caráter, pessimismo, achismos, mágoas, mentiras, egoísmo, maus pensamentos, orgulho e ingratidão e estas se autoenganam.

Os verdadeiros Filhos de Deus são os guiados pelo Espírito de Deus (Romanos 8.14) e carregam o DNA e as características dEle. Essa identidade não pode ser forjada porque são as mais íntimas intenções, atitudes e concessões que revelam essa Paternidade. Então, como confirmar se alguém é realmente Filho e herdeiro das promessas do Altíssimo?

O Bispo Júlio Freitas, em seu blog, abordou o assunto e esclareceu que Deus não faz distinção de pessoas, pois, diante dEle, todos têm a mesma identidade e estrutura espiritual. Em razão disso, não importa quem você foi e o que fez ou deixou de fazer, porque, como o Bispo observa, “ao se tornar Filho de Deus, você se torna a Imagem de Jesus”.

Filhos de Deus frutificam
A Bíblia descreve em 1 João 2.6: “Aquele que diz estar nEle, também deve andar como Ele andou”, ou seja, o Filho de Deus é capaz de refletir a imagem do Pai, assim como fez o Seu Filho Unigênito, Jesus. “Quando você se torna Filho de Deus, você tem que exalar o Perfume de Cristo e mostrar Jesus no seu caráter e nas suas atitudes. Se você diz que anda com Jesus, então tem que se parecer com Ele. Você é ‘um Jesus’ onde quer que você vá: em casa, no trabalho, em qualquer lugar”. afirmou o Bispo Júlio.

Além disso, o Pai testifica quem são Seus Filhos, afinal, Ele sabe distinguir quando há joio em meio ao trigo. Na parábola contada pelo Senhor Jesus em Mateus 13.24-46, Ele alertou que joio e trigo podem até estar juntos, mas que o Dono do campo sabe diferenciá-los. A aparência do joio é semelhante à do trigo, suas raízes estão fincadas no mesmo solo com as mesmas variações de clima e consumindo os mesmos nutrientes. Ali, lado a lado, às vezes até entrelaçados, joio e trigo crescem até que o tempo revela quem é quem. De igual forma, muitos pensam que são Filhos de Deus porque frequentam uma igreja, têm boa conduta e até obedecem em parte ao que Ele orienta em Sua Palavra, mas não foram gerados pelo Espírito. Se desejamos a Salvação da alma, precisamos ter, de fato, a natureza de Deus.

De “mula” do tráfico a Filho de Deus
O baiano Ronaldo Rodrigues, (foto abaixo) de 45 anos, não tinha limites ao fazer o que desejava quando era um filho do mundo. Ignorando até os conselhos de sua mãe, ainda na juventude ele conheceu as drogas e a criminalidade e até foi apreendido e encaminhado à Fundação Casa.

Ele lembra que sempre sentia necessidade de praticar atitudes erradas para ganhar dinheiro fácil e, quando soube do tráfico de drogas internacional, feito por meio de “mulas” (pessoas que transportam entorpecentes no próprio corpo, por meio de sua ingestão em cápsulas ou de pacotes), logo se interessou. “Eu fiz o teste e passei. Engolia um quilo de cocaína, de três a quatro vezes ao mês, e esse processo era terrível, mas eu fazia e não tinha temor nem pela minha própria vida”, relata.

Em uma de suas viagens à Europa, longe de sua esposa e de sua família, Ronaldo foi preso em flagrante em Madri, na Espanha, e não sabia falar o idioma local. Depois de quatro anos detido, ele foi deportado para o Brasil e, já por aqui, começou a trabalhar como camelô, comercializando objetos pirateados. Várias vezes ele montava suas barracas próximo a igrejas evangélicas. Em 2014, quando o Templo de Salomão foi inaugurado em São Paulo, ele já estava frequentando esporadicamente a Universal e, então, decidiu visitar o local. Ele relata como foi sua experiência: “entrei lá com maus olhos. Eu via aquela multidão e o que me chamava a atenção era o lucro que elas poderiam me dar. Eu entrava no Templo para ouvir as músicas, saía antes do término da reunião, procurava as mesmas músicas na internet e as gravava. Quando as portas do Santuário se abriam, eu colocava as músicas na rua em volume alto para chamar a atenção das pessoas e vender meus produtos”, detalha.

Durante três anos, Ronaldo frequentou o Templo de Salomão apenas com esse objetivo, mesmo quando participava de algum propósito de Fé. Sua audácia era tão grande que ele foi até lá acompanhado da amante e, surpreendentemente, foi nessa condição que reconheceu que precisava ser gerado como Filho de Deus. Ele conta como chegou a esse ponto: “a melhor coisa que fiz foi levar minha amante para a igreja, porque levamos um tapa na cara tão grande que olhei para ela e falei: ‘está errado. Não vamos fazer isso mais, não’ e, então, comecei a mudar”.

Percebendo a gravidade de suas ações, ele abandonou o trabalho com pirataria, a infidelidade conjugal, as drogas, as más companhias e a identidade de filho do mundo para buscar a natureza de Deus por meio do recebimento do Espírito Santo. “Tomei nojo do pecado e, quando adotei essa atitude, estava perto da realização de uma Fogueira Santa. Então, decidi fazer um sacrifício correto, sem enganar ninguém e, quando subi no Altar, disse: ‘Deus, não aguento mais. Se o Senhor não me mudar, não sei o que será de mim’. Depois, desci com a certeza de que Ele faria algo na minha vida”, recorda.

E foi o que aconteceu. Ronaldo relata que quando recebeu o Espírito Santo não sentiu emoção: “dentro de mim, eu tive certeza de que Deus tinha me escolhido. Ele me deu a identidade de Filho dEle. Antes, eu tinha a identidade do diabo, mas hoje posso dizer que sou Filho de Deus e tenho o prazer de chamá-Lo de ‘meu Pai’”.

O casamento dele foi restaurado e ele vive em paz com a família no lar que conquistou graças ao trabalho honesto como motorista particular. E, se antes ele via as pessoas como possibilidade de lucro, atualmente ele as vê como almas e, por isso, tem levado a elas o Bom Perfume, exalado só por quem é Filho de Deus.

Casados como criatura…
Depois de terem se casado jovens, a vendedora Ana Maria Ribeiro, de 55 anos, e o funcionário público Helton Ribeiro, (foto abaixo) de 58 anos, formaram uma linda família com dois filhos e muitos sonhos. “Quem olhava para nós via uma família perfeita. Tínhamos casa própria, chácara, carro, nos vestíamos bem, nossos filhos estudavam em escola particular e éramos chamados de ‘casal 20’ na igreja que frequentávamos”, conta Helton.

Lá, o casal era generoso e, com esse reconhecimento, Helton pensava: “se eu ajudar bastante a igreja, vou estar comprando meu lugarzinho no Céu e garantindo a minha Salvação”. Mas o tempo revelou a natureza dele e, certo dia, ele anunciou que não amava mais a esposa e foi embora de casa. “O que não aconteceu em 13 anos de casamento, desabou em três meses”, diz Ana Maria. Nessa fase, as brigas se tornaram constantes, Helton começou a considerá-la como ex-esposa, esqueceu dos filhos e se envolveu com outra pessoa.

As conversas entre os dois passaram a ocorrer por meio de advogados, em um processo de divórcio litigioso, e, em meio a ele, Ana Maria emagreceu dez quilos em apenas um mês. Ela também fazia faxinas para se sustentar e passou a lidar com a insônia. Foi nessa situação que algo curioso aconteceu, como ela descreve: “eu assistia aos programas da Universal na TV e, um dia, vi uma chamada para as reuniões e o Helton estava lá com outra mulher”. Ela lembra que, revoltada, ligou para o SOS da Universal e questionou quem a atendeu sobre a Igreja ter permitido a exibição pela TV da imagem de um homem que ainda era casado legalmente com outra mulher. Foi a partir daí que a história deles começou a mudar.

…recasados como Filhos de Deus
“Para não ficar sem ir à igreja, eu comecei a ir à Universal com minha amante, mas, na minha cabeça, eu estava correto, porque tinha dado início ao processo de separação e estava indo em outra denominação diferente da de antes”, diz Helton sobre o momento em que foi filmado.

Tempos depois, ele descobriu que estava sendo traído, terminou o relacionamento e passou a ir à igreja sozinho. Foi nesse momento que a ficha dele caiu: “eu era religioso e frequentador de igreja, mas precisava mudar meu caráter e minha condição espiritual. Quando veio a Fogueira Santa, sacrifiquei principalmente a minha vida e aquele Helton religioso, sem caráter. Tudo o que pedi foi ‘salvação’, porque eu queria a Salvação real e não a comprada, mas entendi que, para isso, precisava do Espírito Santo”.

Buscando sem cessar pelo Espírito de Deus, Helton enfim se tornou Filho dEle e, ao conversar com um Pastor, ele ouviu dele a seguinte frase: “só faltam o perdão da sua esposa e convidá-la para vir à Terapia do Amor com você”.

Com o processo litigioso da separação iniciado dois anos antes e já concluído, Helton achou que teria de entrar em contato com a ex-esposa por meio do advogado, mas o Pastor o lembrou que, com o Espírito Santo, ele poderia falar com Ana Maria pessoalmente e foi o que ele fez.

Por causa da mudança visível de Helton, Ana Maria aceitou o convite dele: “fui com ele à igreja e, daquele momento em diante, Deus restaurou nossas vidas. Também recebi o Espírito Santo e me tornei Filha de Deus. Na Fogueira Santa seguinte, fomos juntos ao Altar para reivindicarmos a restauração de nosso casamento”.

Depois de anularem o divórcio, eles se casaram novamente, mas, dessa vez, como legítimos Filhos de Deus. Ana Maria comemora: “casei duas vezes com o mesmo marido, só que com um marido diferente”. Hoje eles são companheiros dedicados um ao outro e vivem em um lar repleto de harmonia.

Recomeçando quantas vezes forem necessárias
Ser Filho de Deus é muito mais do que a manifestação da Fé, do comportamento exemplar ou das sensações durante a oração. Tê-Lo como Pai é ter certeza de que o Seu DNA faz parte de si. A empresária Naiara Souto, (foto abaixo) de 37 anos, enganou a si mesma ao julgar erroneamente que era Filha de Deus por frequentar a igreja desde a infância, pensar que tinha o Espírito Santo e nunca ter feito nada aparentemente contrário à Palavra de Deus.

Quando o Pastor da denominação que ela frequentava se desviou da fé, o esposo dela, Marcelo Pereira, de 47 anos, sugeriu a ela que fossem à Universal. Relutante no início, ela decidiu acompanhá-lo, mas ela lidava com uma pregação no Altar e outra em sua cabeça: “eu questionava tudo o que o Pastor falava e não aceitava o que ele dizia. Eu era cheia de achismos e de orgulho”.

Enquanto Marcelo logo abraçou a Fé ensinada no Altar, se entregou a Deus, recebeu o Espírito Santo e foi gerado Filho de Deus, Naiara permaneceu como religiosa. Depois, quando ela entendeu o que era a Fé inteligente e que não tinha o Espírito Santo, iniciou um relacionamento com Deus e passou a manifestar sua fé em votos e propósitos. “Me libertei, me batizei nas águas e achei que tinha recebido enfim o Espírito Santo. Todos os indícios apontavam que eu era de Deus, pois eu dava bom testemunho e fazia as coisas certas, mas minha vida financeira não se desenvolvia. Fiquei assim por mais de dez anos e atribuía a culpa disso ao meu esposo”, revela.

Em uma vigília, Naiara ouviu que uma pessoa que é realmente de Deus prospera em tudo em que põe as mãos e, pensando nisso, ela fez a si mesma o seguinte questionamento: “e se o problema estiver em mim e não no meu esposo?” Ao fazer uma autonálise, ela, então, reconheceu que, novamente, tinha se enganado. Ela notou que associava o Espírito Santo à emoção nas orações, ao fato dela ser uma pessoa forte, de amar o próximo e de ter uma conduta exemplar em todos os lugares e, então, admitiu que precisava mudar. “A religiosidade atrasou minha vida, até eu entender que não era Filha de Deus e que não tinha o Espírito Santo. Quando reconheci que tinha algo errado, comecei do zero novamente. Fui muito sincera e me despi de quem eu era”, esclarece.

Na Fogueira Santa, Naiara sabia que precisava entregar a própria vida: “no dia de cumprir meu voto, eu coloquei a Naiara religiosa e hipócrita que fui durante 35 anos no Altar. Meu único pedido foi pelo Espírito Santo e continuei buscando-O. Um dia, sozinha em casa, eu orei: ‘para onde eu irei se o Senhor não me der o Teu Espírito? Porque nem do mundo sei ser. A vida inteira eu fui religiosa’. E, em seguida, me derramei. Depois, cri, sem emoção, e o Espírito Santo testificou dentro de mim que eu tinha me tornado Filha dEle”.

Enfim, não apenas aos seus olhos e aos das pessoas ao seu redor, mas, principalmente, aos de Deus, Naiara se tornou Filha dEle. Agora, seu Pai tem lhe dado uma família ainda mais abençoada, um casamento sólido e a inspiração para uma vida financeira que se desenvolve mais a cada dia. “É uma honra ter o Próprio Deus como meu Pai. Ele me guiou, me perdoou e teve paciência comigo. Ele não atentou para a minha arrogância religiosa”, conclui.

A Paternidade Divina
Conforme Romanos 8.14, somente quando Deus assume a Paternidade de uma pessoa é que ela deixa a natureza humana e passa a ter a natureza dEle, levando a Sua essência e Sua luz por onde vá, mesmo quando estiver enfrentando adversidades.

Portanto reflita: quem olha para você e para sua vida tem visto um Filho de Deus? O Bispo Júlio Freitas, em uma postagem em seu Instagram, falou de como reconhecer sua condição: “quando uma pessoa tem dúvidas sobre a paternidade de alguém, então é feito o DNA, que revela, de forma convincente, se a pessoa é ou não filha de quem diz que é. Com Deus não é diferente”.

A referência de Filho de Deus é o Senhor Jesus. Ele nunca foi negativo ou rancoroso, nunca desanimou diante das injustiças, traições e abandono, nunca foi religioso, tampouco julgou alguém, mas não se absteve de desmascarar os hipócritas. Ele ajudou a libertar e curar por meio da Fé, revelou o Próprio Deus em Suas Palavras e em Seu comportamento e ensinou a lidar com as adversidades e a perdoar.

Então, busque-O e permita que Deus seja seu Pai. Assim, como o trigo, você será guardado em Seu celeiro, ou seja, será salvo e herdará o Reino dos Céus, mas, se continuar com a natureza mundana e corrompida, mesmo na igreja e envolto de religiosidade, infelizmente terá o fim do joio: separado e queimado (Mateus 13.30).

O Bispo Júlio destaca o que acontece com quem se torna Filho de Deus: “quando isso acontece, embora o seu exterior seja o mesmo, o seu interior é completamente regenerado, transformado. Assim, aquela pessoa antes emotiva, fraca, vazia e abatida, se torna espiritualmente forte, equilibrada, firme, determinada e realizada”, explicou.

Compartilhe: