O que você precisa saber sobre a solidão espiritual e como superá-la

Entenda o que tem levado milhões de pessoas se sentirem só ou abandonadas

O que você precisa saber sobre a solidão espiritual e como superá-la

O sentimento de solidão é um problema que já atinge milhões de pessoas pelo mundo, e os seus efeitos são perceptíveis não apenas em laços sociais fragilizados, mas em quadros preocupantes de depressão, ansiedade, entre outras doenças físicas ou psicológicas. Para cientistas, a solidão deve ser tratada com a mesma seriedade da obesidade e vícios em drogas.

Saiba mais: 
  • O estudo idealizado pelo cientista Vivek Murthy junto ao US Sugean General, nos Estados Unidos, sugere que o isolamento social forçado pela Covid-19 elevou o contexto de solidão da Humanidade a um quadro epidêmico. Isto porque a condição revelou relacionamentos frágeis e a pouco interação entre a sociedade – quando não inexistentes.
  • Além disto, o viver de forma isolada pode causar danos ao organismo equivalentes a 15 cigarros fumados por dia, sem contar no agravamento de problemas com diabetes, ataques cardíacos e demência, que aumentam o risco de morte prematura em cerca de 30% das pessoas que vivem nesta situação.

Confira a matéria completa na íntegra do R7, clicando aqui.

Como acontece:

Para a ciência, a motivação que leva inúmeras pessoas a viverem em profunda solidão ainda é uma questão não solucionada. Baixa autoestima, falta de confiança, conflitos familiares ou conjugais, traumas da infância ou um passado conturbado são algumas das possíveis razões que desencadeiam o sentimento de tristeza e o desejo de se manter isolado socialmente, e que podem se agravar com o crescimento da tecnologia e relacionamentos virtuais que desvalorizam a necessidade da interação humana “à moda antiga”.

“A solidão humana é algo muito conhecido e inclusive um problema hoje na sociedade, cada vez mais as pessoas se tornam sozinhas. Em um mundo materialista e egoísta, as pessoas pensam mais em si mesmas e naturalmente os relacionamentos sofrem e, portanto, vão se isolando. A sociedade em si está se tornando solitária”, destaca o Bispo Renato Cardoso.

A solidão espiritual:

Em paralelo, existem aqueles que mesmo cercado por amigos e familiares são perseguidos pelo sentimento de desprezo e a ideia de estar só. Neste caso, por mais que tentem compensar a sua solidão interior com a companhia de outras pessoas, nada os preenchem. Esta solidão é conhecida como solidão espiritual.

“É a solidão de quem está longe de Deus […] A solidão espiritual vem não do fato de Deus estar longe da pessoa, mas do fato da pessoa viver indiferente a Deus, como se Ele não existisse”, explica o Bispo.

Tem solução:

Para aqueles que reconhecem viver nessas condições, saiba: somente a presença de Deus pode resolver a solidão que existe dentro de você e quando você O tiver dentro de si, nunca mais vai se sentir só. Deus nunca está longe de nós, mas cabe a nós procurá-Lo para que Ele faça parte da nossa vida.

Ela procurou em relacionamentos a solução para a sua solidão, mas nada adiantava:
Faça como ela e vença a solidão:
Compartilhe: