O profeta que mais falou sobre a vinda do Senhor Jesus

a-cruz-e-milhoes[9] Defensor da fé verdadeira, foi um dos maiores críticos à religiosidade

Isaías viveu entre os anos 765 e 681 antes de Cristo (a.C.), aproximadamente, período que compreendeu os reinados de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias, época em que a Samaria foi destruída pela Assíria, e na qual Jerusalém resistiu ao cerco dos soldados de Senaqueribe (701 a.C.).

Seu nome significa “Deus ajuda”. Recebeu o chamado para ser profeta por meio de uma visão do trono de Deus, cercado por anjos, um dos quais voou até ele com brasas vivas do altar para purificar seus lábios do pecado, após, ouviu a ordem do Senhor para levar seus preceitos ao povo.

Numa de suas profecias, falou do juízo de Deus em relação aos pecadores de IsraelJudá e cercanias na época de Ezequias. Em seguida (a partir do capítulo 40), no livro que leva seu nome na Bíblia, mostra o outro lado do amor que Deus oferece aos Seus filhos: perdão e esperança.

Isaías é o profeta que mais fala da vinda do Senhor Jesus. Deixa bem claro, no capítulo 53, que o Messias sofreria e se sacrificaria pela humanidade, por seus pecados.

Era um dos maiores combatentes da hipocrisia entre o povo que frequentava o Templo de Jerusalém. Numa crítica feroz à religião vazia baseada em ritos, sem compromisso real com Deus e Sua obra, defendia que era de suma importância não só ouvir a Palavra, mas também obedecê-La, coloca-La em prática.  Chegou a comparar Jerusalém a Sodoma e Gomorra, dada a intensidade da iniquidade da época (Isaías 1.10-13; 16,17). Já naquela época, criticava as atitudes dos que enriqueciam às custas do duro trabalho alheio, pela desonestidade e praticavam os falsos ensinamentos  (Isaías 5.8-24).

O profeta Isaías era um dos maiores defensores de que a fé em Deus fosse colocada em prática, fosse um estilo de vida real, ao invés de somente uma máscara que rendesse status.

 

Universal.org

Compartilhe: