Aqui vai um desafio para homens que estão em busca de melhorias. Você é capaz de cumpri-lo?
Os hábitos que cultivamos moldam nossa vida. E, conscientes disso, na edição desta semana, convidamos os homens a embarcarem em um desafio transformador: identificar e eliminar um hábito prejudicial e substituí-lo por um positivo. Reconhecemos a dificuldade que isso pode representar, especialmente para o público masculino, muitas vezes relutante em reconhecer comportamentos nocivos.
A primeira etapa deste desafio consiste em olhar para dentro de si mesmo e identificar um hábito ruim que esteja sabotando seu progresso pessoal. Esse mau hábito pode ser se alimentar com fast-food, procrastinar para cumprir tarefas importantes, ignorar o que a esposa diz, consumir pornografia ou qualquer outro. Cabe a você avaliar seus comportamentos e entender qual deles é um mau costume.
Uma vez identificado o hábito prejudicial, o próximo passo é adotar uma abordagem proativa para eliminá-lo. É verdade que raramente é fácil fazer isso. Aliás, eliminar um hábito sem substituí-lo por outro pode ser uma tarefa natimorta. Assim, encorajamos a substituição consciente, direcionando as energias para a criação de um hábito positivo que contribua para o crescimento pessoal e para a realização de metas.
O desafio não é apenas uma sugestão, mas um convite para uma reflexão sobre o papel dos hábitos no nosso dia a dia. Quase tudo que fazemos diariamente é resultado de hábitos enraizados em nossa rotina. Portanto a escolha de um novo também influenciará o curso de nossa vida.
Ao definir o novo comportamento a ser adotado, é importante alinhar os desejos pessoais com ações concretas. Se o objetivo é conquistar estabilidade financeira, por exemplo, alguns novos comportamentos podem incluir registrar todos os gastos, evitar compras impulsivas, simplificar o estilo de vida para economizar mais e usar o dinheiro de forma consciente.
Para quem busca excelência acadêmica, a disciplina nos estudos e a organização do tempo são ações que devem ser desenvolvidas. Da mesma forma, para aqueles que querem ser excelentes parceiros e pais, a prática da empatia, a comunicação e a dedicação à família podem se tornar alicerces para esse novo estilo de vida.
No entanto escolher um novo comportamento não é suficiente para torná-lo um hábito. A consistência e a determinação precisam ser cultivadas diariamente. O nascimento de um hábito é algo que demanda repetição constante, sem falhar um dia sequer. Geralmente, basta trocar o novo bom comportamento pelo antigo e ruim apenas uma vez para que o relaxamento surja e todo o esforço empenhado seja jogado fora. Mas a insistência em ficar atento ao novo hábito é apenas por um tempo. De acordo com vários estudiosos do tema, um novo comportamento se torna hábito enraizado na rotina quando é repetido algumas semanas. O psicólogo e escritor Jeremy Dean diz que 66 dias de repetição são suficientes para um comportamento se tornar hábito, mas, para isso, é preciso comprometimento.
Então, convidamos você, leitor, a visualisar o resultado desejado e a identificar quais são os passos necessários para alcançá-lo. Uma vez escolhido o hábito a ser desenvolvido, é hora de agir. A disciplina e a persistência serão aliadas nessa caminhada de autodescoberta e crescimento pessoal.