Jejum de Daniel: o que ver, ler e ouvir neste período

O propósito convida os participantes a colocarem Deus à frente de entretenimentos e informações rasas e também aguça a sede dos que desejam ter intimidade com Ele

Imagem de capa - Jejum de Daniel: o que ver, ler e  ouvir neste período

É fácil acumularmos centenas de informações ao longo de um único dia. Elas surgem de conversas, pesquisas, trabalho, televisão e, de forma mais intensa, de sites e redes sociais que, por vezes, roubam um tempo valioso de nossa vida. Não é à toa que, vez ou outra, vemos alguém dizer que precisa de um “detox digital” ou que se afastou de alguns aplicativos do celular.

Mas existe uma proposta diferente que sugere que as pessoas se abstenham de consumir entretenimentos e informações rasas para que possam desenvolver e estreitar o relacionamento com o Altíssimo. Esse é o objetivo do Jejum de Daniel, um propósito para buscar o Espírito Santo e o fortalecimento espiritual. A atual edição, que durará 21 dias, vai até 16 de julho.

Recentemente, durante uma edição da Meditação Matinal, o Bispo Edir Macedo mencionou que o Jejum de Daniel leva as pessoas a se desligarem das coisas do mundo. “Ficaremos exclusivamente focados na Palavra de Deus com a nossa mente, nosso coração e nosso espírito, que é nosso intelecto, só pensando de acordo com o pensamento dEle. Então, cada pessoa vai mergulhar sua vida na Palavra de Deus e buscar o Espírito Santo durante 21 dias. Além disso, essas pessoas, que trabalham com seus amigos e com outras pessoas, vão procurar fazer algo benéfico para quem está mais próximo delas. Primeiramente, claro, dentro de casa, sendo generosa, bondosa e compreensiva. Dê à pessoa que está perto de você aquilo que gostaria de receber. É isso que vamos fazer nesse Jejum de Daniel: um sacrifício dobrado, porque, além de você negar os desejos do coração, deixar as redes sociais de lado e mergulhar nos pensamentos de Deus, vai tratar a pessoa que vive ao seu redor como trataria a si mesma”, reiterou.

Obviamente, essa não é uma proposta fácil. “O Senhor Jesus disse que a porta que conduz à Salvação é estreita (Mateus 7.13-14): são poucos os que conseguem”, acrescentou. Ele ainda compartilhou o exemplo bíblico de Nicodemos, que questionou não apenas o Senhor Jesus como a própria fé ao desconhecer a necessidade do Novo Nascimento. O Bispo citou que Nicodemos era “homem perfeito religiosamente falando, mas imperfeito espiritualmente” e que, do ponto de vista religioso, ele “era verdadeiramente uma natureza adâmica”, embora aparentasse ser uma pessoa de Deus. O mesmo acontece com muitos que se dizem cristãos, mas que não O conhecem por não terem nascido da água e do Espírito.

FOME E SEDE
Por isso, o Jejum de Daniel atrai todos os que têm sede e fome do Espírito Santo, como esclareceu o Bispo: “quem não tem essa sede começa o Jejum de Daniel e faz por dois, três dias, mas no quarto dia larga; outros começam bem e ficam dez, 15 dias, mas chega um momento que desanimam e desistem, enquanto outros vão até o último dia e continuam na Fé. Então, essa é a sede que você tem que ter se quiser receber o Espírito Santo, se quiser nascer de Deus”.

Conheça, nos quadros, algumas opções do que ver, ler e ouvir neste período.

CONTEÚDOS QUE FAZEM BEM
Vale a pena ficar por dentro das estreias da plataforma de streaming Univer Vídeo, que disponibiliza mais de 10 mil horas de conteúdo. Uma delas é o longa-metragem Remanescentes.

Na produção, o casamento dos personagens Dan e Skylar é interrompido pelo início do Arrebatamento.

Ao contrário da maioria das produções cristãs sobre o tema, Remanescentes deixa uma dúvida do que estaria por trás de milhões de mortes simultâneas. Assim, o filme, dirigido por Casey La Scalla, traz terror e suspense dignos, literalmente, do Apocalipse.

Outra novidade que chegou às telas do Univer com exclusividade foi o podcast Papo delas. O primeiro episódio, apresentado por Rose Edington e Fabíola Bianco, contou com a participação das autoras da série Reis, da Record TV, Cristiane Cardoso e Raphaela Castro.

Entre os lançamentos do Univer também estão os filmes Ruth & Alex, Refém de um Criminoso, A Estrela de Belém, Adoráveis Mulheres e Uma Aventura no Ártico.

BOAS DOSES DE INTELIGÊNCIA E FÉ
Outra excelente companhia diária para quem participa do Jejum de Daniel é o programa Inteligência e Fé, que vai ao ar de segunda a sábado, às 8 horas, pela Rede Aleluia. Conduzido pelo Bispo Renato Cardoso, a atração sempre apresenta uma reflexão adequada aos nossos dias. O programa aborda os últimos acontecimentos do Brasil e do mundo de forma inovadora e fornece lições extraídas das entrelinhas de situações corriqueiras e outros estímulos para quem busca desenvolver a Fé inteligente.

PÁGINAS QUE EDIFICAM
Entre as inúmeras opções de livros voltados aos cristãos, há obras que ensinam os primeiros passos na caminhada da Fé e outras que estimulam o desenvolvimento espiritual. Os livros Nos Passos de Jesus, Nos Passos de Jesus para Adolescentes, O Espírito Santo e Somos Todos Filhos de Deus?, por exemplo, são bons aliados para os que querem entender a natureza do Espírito Santo e o que Ele quer realizar na vida dos que O buscam.

Já no livro 21 Dias que Mudarão sua Vida – Desafio de João, o Bispo Renato Cardoso propõe uma caminhada de três semanas pelo comportamento do Senhor Jesus com análise de Seu caráter por meio do Evangelho de João. Basta ler um capítulo por dia para ter contato com reflexões e desafios que mudarão a sua vida.

Compartilhe: