Nas Escrituras Sagradas há uma ênfase em relação ao hoje, o agora, o dia que vivemos e pouco quanto ao amanhã. Talvez haja mais sobre o passado para aprendermos e para não repetirmos os erros dos nossos antepassados do que, propriamente, sobre o futuro, ainda que a Palavra de Deus aponte para o futuro, especialmente com respeito à Eternidade, mas até mesmo a Eternidade está ligada ao hoje e ao agora.
O Senhor Jesus disse: “não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal” (Mateus 6.34). Ele nos lembra que devemos focar no momento, porque toda a nossa vida é vivida no agora. Nunca estamos no futuro, tampouco no passado.
Somos ensinados a manter uma dependência de Deus sobre o amanhã e focarmos no agora, onde nosso campo de atuação está. Você não pode fazer nada amanhã e mais nada em relação ao ontem, mas hoje pode fazer tudo o que puder e estiver ao seu alcance. Isso já elimina de uma vez as ansiedades.
Ansiedade é a frustração por aquilo que não aconteceu ou pelo que já deveria ter acontecido, mas, se você focar no aqui e agora, entendendo essa Palavra, não há razão para se preocupar. Você não precisa sofrer por antecipação ou por prestação. E não sofrer é uma das bênçãos e benefícios de entender que temos de viver no agora.
E isso deve acontecer independentemente de sua idade, de todos os anos, meses e dias que já passaram. Inclusive, em muitos desses dias, você viveu problemas e dificuldades, mas sobreviveu e os superou.
Portanto o que importa é o agora. Se você morrer hoje, como está sua alma? Como está sua condição espiritual? Se há dúvidas, medo ou problemas a serem resolvidos, não deixe para depois. Isso é algo que não se pode adiar. Há coisas que você não pode nem precisa fazer algo no agora, mas há coisas que não podem ser adiadas. Saber a diferença entre o que você não deve se preocupar e o que deve fazer é a verdadeira sabedoria.
Se você estiver ligado à sabedoria de Deus, saberá discernir o que realmente importa. No entanto, se estiver ligado às preocupações deste mundo, infelizmente suas atitudes continuarão sendo ansiosas, preocupadas, fúteis e inúteis e você nunca vai avançar ou sair de onde está.