Depressão atinge milhares de estudantes brasileiros

Entenda os motivos e saiba como se curar dessa doença

ThinkstockPhotos-521611936.300x200

“Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.” (Filipenses 4.6-7)

A despeito do que a Bíblia ensina, é hábito do homem se preocupar com o amanhã. A ansiedade e a angústia sobre o que pode acontecer no futuro crescem a cada dia no mundo inteiro, sem que as pessoas se atentem aos conselhos dados na Bíblia.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), só no Brasil mais de 18 milhões de pessoas sofrem com transtornos de ansiedade. Ligado a esse problema, também está a depressão, geralmente sintomática da falta de esperança em um futuro melhor (o próprio enfermo ou para a sociedade que o cerca). No Brasil, ainda de acordo com a OMS, mais de 12 milhões de pessoas sofrem com esse mal, o que representa 5,8 da população nacional.

Grave problema entre os estudantes

A situação se agrava ainda mais quando se trata dos estudantes brasileiros. Segundo pesquisa realizada pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), a depressão chega a atingir 15% dos estudantes.

Esse alto número de pessoas depressivas se deve, principalmente, pela pressão que os jovens sofrem para serem bem-sucedidos profissionalmente. Se essa pressão já é grande em países considerados potências mundiais, como Alemanha e Japão, nos países em desenvolvimento, como o Brasil, a importância de conseguir se posicionar bem no mercado de trabalho se torna ainda maior, aumentando a ansiedade e a preocupação dos estudantes, resultando em depressão, uma das doenças mais perigosas da atualidade.

Falta de confiança no futuro

Em diversas passagens bíblicas, Deus orienta Seus seguidores a confiar nEle, por meio da fé, sem qualquer tipo de ansiedade. É o que acontece em Mateus 6.31-34, por exemplo:

“Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?

Porque todas estas coisas os gentios procuram. Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas;

Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a Sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.”

De acordo com o bispo Edir Macedo, caso essa fé bíblica fosse mantida pelas pessoas, a depressão não seria uma doença tão destrutiva em nossa sociedade.

“É questão de inteligência, de lógica, não tem nada com religião. Tem a ver com a fé. Fé significa vida. Fé e religião não se combinam. Muito pelo contrário, são opostas entre si. Mas quando você usa a certeza, quando você passa a acreditar em si mesma, em si mesmo e, sobretudo, nAquele que prometeu, nAquele que disse ‘Eu sou contigo’, então, a coisa começa a fluir. Flui na sua casa, no seu trabalho, na sua escola, flui em todos os sentidos da sua vida”, destaca o bispo.

bispo explica que a depressão é um sintoma da forte dúvida que domina a pessoa. Quando ela não acredita ser capaz de ultrapassar os obstáculos impostos pela vida, suas atitudes se paralisam. O mais importante nesses momentos é eliminar o medo de avançar e despertar a fé, especialmente em Deus, que é capaz de fazer o homem vencer qualquer problema.

Se você está passando por uma situação tão difícil quanto essa visite a Universal mais próxima de sua casa hoje mesmo e descubra como vencer os problemas.

Compartilhe: