
De onde vêm os pensamentos?
Sim, porque, do nada, surge uma enxurrada deles e, se você não souber de onde eles vêm, corre o risco de cometer o erro de achar que eles são seus. Os pensamentos vêm de palavras, e estas, por sua vez, podem ter três origens: pessoas, Deus ou o diabo.
As palavras não morrem. Uma vez ditas, elas continuam a existir e, por isso, devemos ser mais cautelosos com o que falamos. O Senhor Jesus nos alertou sobre isso em Mateus 12:36: “Mas eu vos digo que de toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo”.
Os pensamentos podem vir do que ouvimos, mas também podem ser gerados pela Palavra de Deus – e estes, diga-se de passagem, são sempre os melhores para nós. Por isso, devemos meditar na Bíblia diariamente e, se possível, fazer isso logo pela manhã, ao acordar, como aquele creme de abacate que forra tão bem o estômago antes do café da manhã.
Mas o diabo também fala. É ele quem sopra palavras de dúvida, orgulho, maledicência, blasfêmia e morte. Ele joga verde para colher maduro, como fez com Davi: “Então Satanás se levantou contra Israel, e incitou Davi a numerar a Israel.” (1 Crônicas 21:1). Ele planta ideias que nos afastam de Deus.
No fim das contas, a decisão de ouvir ou não cada uma dessas três fontes é nossa. No entanto também colheremos as consequências dessa escolha.
“Qualquer que vem a Mim e ouve as Minhas Palavras, e as observa, Eu vos mostrarei a quem é semelhante: É semelhante ao homem que edificou uma casa, e cavou, e abriu bem fundo, e pôs os alicerces sobre a rocha; e, vindo a enchente, bateu com ímpeto a corrente naquela casa, e não a pôde abalar, porque estava fundada sobre a rocha.” (Lucas 6:47-48).
Quem ouve a Voz de Deus não se abala com nada. Sugiro que você faça essa escolha diariamente.
Saiba mais
Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.
Folha Universal, informações para a vida!