Aprenda a se preparar para dizer “sim” ou “não”

Saiba a importância de se posicionar e não ficar em cima do muro em sua vida

Aprenda a se preparar para dizer “sim” ou “não”

Muito se fala hoje em dia como os homens têm deixado de ser protagonistas em suas vidas e que não são poucos os que reclamam disso. Contudo a grande verdade é que boa parcela deles parece que não quer nem saber qual é o real motivo que os leva a fazer isso.

Se o questionamento passa por suas mentes por algum instante, em seguida já desaparece completamente. Esse é o modus operandi de diversos homens e, infelizmente, é uma das causas da derrocada deles.

É possível perceber que eles estão desmotivados, não encontram soluções para os problemas mais comuns e se desesperam com as questões mais complexas. Muitos, lamentavelmente, não têm nenhuma noção de como isso afeta totalmente suas vidas. Eles perdem trabalhos, negócios, amigos e família, só para citar alguns exemplos, simplesmente pela falta de atitude que transparece nas situações mais triviais.

Mas não para por aí. Esses homens – e cabe a você avaliar se é ou não um deles – estão sempre em cima do muro na hora que precisam tomar decisões, desde as pequenas até as mais importantes. Eles não conseguem se posicionar a respeito de nada e evitam se comprometer, pois, lá no fundo, sabem que o fato de falarem “sim” ou “não” terá consequências com as quais não querem lidar futuramente. Eles são acomodados e sua resposta padrão é sempre a mesma: “tanto faz”.

Não à toa, eles embarcam em canoas furadas e depois, quando já é tarde, se arrependem. É claro que ter dúvidas faz parte da vida e até quem não se questiona sobre nada pode ser um grande indeciso. A pergunta que vale milhões é: como mudar esses comportamentos que, na verdade, só demonstram a grande insegurança que muitos têm? A resposta é simples: tomar as rédeas da vida. Essa é a atitude que realmente se espera de quem se julga inteligente e um homem de verdade.

Se tiver dúvidas, se aconselhe com quem sabe mais ou estude a questão com mais profundidade para poder decidir. Entretanto jamais deixe sua indecisão ou a vontade alheia controlar você. A Bíblia traz de forma pontual o conselho do Senhor Jesus a esse respeito:

“Seja, porém, o vosso falar: sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedênciamaligna” (Mateus 5.37).

Para não sermos omissos nem nos arrependermos de decisões impensadas e prestarmos mais atenção ao responder com um “sim” ou um “não” é que o Bispo Renato Cardoso propõe, dentro do IntelliMen, o Desafio 24 (para realizá-lo siga a ordem a partir do desafio número 1). “Aprender a usá-los (sim e não) corretamente lhe trará resultados muito melhores. Eu chamo essas palavras de ‘decisores’.

Note quando, com quem, como e por que você usa esses decisores. Em seguida, veja como está usando aquele decisor: é automático, por hábito ou cuidadosamente considerado?”, pergunta.

Isso significa, de forma prática, se preparar da melhor forma para tomar decisões. Nem sempre sabemos todas as respostas, mas, ainda assim, a vida nos cobra posicionamentos que quase nunca podem ser adiados. Para mudar sua atitude, comece em casa: participe ativamente das decisões. Converse, troque opiniões e automaticamente também mudará sua postura no trabalho e em outras áreas da vida. Faça um elo com Deus e assuma o seu protagonismo. Do contrário, não adianta ficar reclamando depois.

Compartilhe: