Qualquer um pode requerer, reclamar e dizer que sofreu injustiças, que chegou ao mundo em situação de desvantagem ou que não teve boas oportunidades. No entanto quem quer ser vitorioso na vida precisa assumir a seguinte postura: “o mundo não me deve nada; eu é que devo ao mundo”.
Se você não assume essa postura, naturalmente, o contrário é pensar que o mundo deve alguma coisa a você e que as pessoas ou o governo têm que ajudá-lo. Essa é a receita para se tornar uma pessoa frustrada, raivosa e embirrada, como uma criança em uma loja de brinquedos que se joga no chão, grita e chora para tentar mobilizar o pai ou a mãe a comprar um brinquedo. Você, com certeza, não quer ser como essa criança, então assuma essa postura.
Quem assume essa postura de que o mundo não lhe deve nada, toma as rédeas da própria vida e não permite que pessoas e circunstâncias a controlem. Você pode até dizer que não teve condições na infância e que lhe faltaram oportunidades, mas o fato de ter chegado à vida adulta indica que você superou isso e não é mais refém dessa situação. Não dá para usar o passado como uma razão para não ser bem-sucedido.
A verdade é que quem teve uma infância difícil tem nisso uma vantagem. É claro que quem teve uma criação privilegiada não tem culpa, mas também terá de enfrentar a dureza da vida e amadurecer. Então, em vez de ficar esperando que pessoas venham lhe ajudar e fazer as coisas para você, porque você sofreu alguma desvantagem ou é vítima disso ou daquilo, pense o contrário.
Você deve ao mundo a partir do momento que crê que tem algo a contribuir e oferecer, que você tem valor, talento e dons dados por Deus que o capacitam a fazer a diferença na vida das pessoas. Então, você deve ao mundo e às pessoas.
A Bíblia nos ensina que devemos carregar a própria carga, ou seja, não sermos peso para ninguém. E, não sendo um peso, somos a solução, o alívio, o apoio e um plus na vida das pessoas. É assim que devemos viver nossa vida.
Você sempre tem algo a oferecer. Por isso Jesus disse “mais bem-aventurada coisa é dar do que receber” (Atos 20.35) e é essa a mentalidade a que Ele estava se referindo: de que devemos às pessoas, mas ninguém nos deve nada.
Assumir essa postura muda a sua vida e nunca mais vai lhe faltar algo porque você será um acréscimo e um benefício ao mundo e à vida das pessoas. Guarde isso. O que você vai fazer do seu mundo hoje para somar e acrescentar com aquilo que há dentro de si e fazer o mundo ao seu redor um pouquinho melhor?