Você me diz: isto era prova de inteligência ou de burrice?

Você me diz: isto era prova de inteligência ou de burrice?

Me lembro de um professor que colocava toda a matéria no quadro, explicava e depois dava a prova. Só que as respostas continuavam no quadro. Não sei se a prova era da matéria ou de burrice. As respostas estavam todas ali, bastava olhar e responder. Por que me lembrei disso?

Veja o que está escrito em Isaías 42.25: “De tal maneira que o Eterno lançou sobre eles o Seu furor, a violência da guerra. Ele ateou-lhes fogo ao redor; contudo, nada conseguiram aprender dessa lição; a repreensão os consumiu, mas mesmo assim não deram atenção à correção do Senhor”. O povo de Deus estava experimentando a ira divina e, mesmo com todos os acontecimentos, não usava a inteligência para descobrir que aqueles sinais indicavam que estavam ignorando a Voz de Deus.

Deus não insulta nossa inteligência. Ele nos criou seres inteligentes e espera que façamos uso do cérebro que Ele nos deu. Não existe outra coisa tão potente e inteligente como o cérebro que Ele colocou em nossa cabeça. O que Ele espera com isso? No mínimo que saibamos que a soma de 1+1 é 2. Ele espera que usemos nossa inteligência.

Exemplo: o que você acha que acontecerá com sua família se você trair seu cônjuge? É preciso escrever na lousa o que acontecerá se você seguir este caminho? Alguém precisa insultar a sua inteligência porque você não atenta ao que acontece ao seu redor e não vê o que Deus está tentando comunicar a você?

Jesus costumava dizer: “aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça”. É uma frase curiosa, porque todo mundo tem ouvidos, mas nem todo mundo ouve.

Muitos têm audição, mas não têm ouvidos para ouvir porque são teimosos; muitos têm olhos, mas não conseguem enxergar, não têm visão. Essas pessoas ficam sofrendo e bebendo da ira, sofrendo a força da guerra, queimando-se com as labaredas ao redor, como descrito na Bíblia, porque não se atentam. A inteligência que Deus espera é aquela de quem não comete o mesmo erro duas vezes – ou, melhor ainda, de quem vê o erro dos outros e não precisa errar para aprender. Deus quer ensinar e falar com você, mas, se você não tem ouvidos para ouvir, saiba que Ele não vai gritar.

Compartilhe: