Você é Cam ou Sem?

vergonha Vivemos hoje o mesmo problema que Noé viveu há 3 mil anos. Como você lida com ele?

Noé plantou sua vinha. Sendo ele agricultor, aproveitou-se do bom vinho e deitou após beber, sem saber que sua ressaca duraria não dias, mas milênios. Embriagado, ele se pôs nu dentro de sua tenda e adormeceu, acreditando estar protegido pela lona que o cobria. Mas o que conhecemos hoje como invasão de privacidade já tinha raízes mesmo naquela época.

Cam, o filho de Noé, não respeitou o direito que seu pai tinha de se manter reservado. Ele invadiu a tenda e descobriu a nudez de seu pai. Se naquela época, observar seu próprio progenitor desnudo era vergonha passível de castigo, hoje em dia a moralidade do mundo mudou.

Todos os dias nos deparamos, em jornais, programas televisivos e revistas, com notícias relacionadas à intimidade de gente que, celebridades ou não, são pessoas comuns. Gente que precisa de seu próprio espaço para sobreviver. O que dizer sobre as milhares de fotos íntimas de famosos que aparecem na internet? Sem entrar na questão sobre eles permitirem ou não que as fotos fossem tiradas, a publicação dessas imagens é extremamente invasiva e desrespeitosa. E, o que pode ser ainda pior, existe público para comprar esses produtos.

Cam agiu como o divulgador da notícia. Pouco tempo após o dilúvio, não existiam os 7 bilhões de pessoas que hoje vivem no mundo. Mas ali estavam dois possíveis consumidores da informação. O filho caçula de Noé correu a contar para seus irmãos Sem e Jafé o que havia acontecido com seu pai.

“Maldito seja Canaã; seja servo dos servos a seus irmãos. Bendito seja o SENHOR, Deus de Sem; e Canaã lhe seja servo. Engrandeça Deus a Jafé, e habite ele nas tendas de Sem; e Canaã lhe seja servo.” Esbravejou Noé ao saber o que o próprio filho lhe fizera.

Hoje estamos diante do mesmo caso. A dor de cabeça de Noé se transforma, todos os dias, em dor de outros milhares. Cabe a nós escolher que caminho seguiremos. Seremos como Cam, que ao descobrir a intimidade de seu pai espalhou a notícia? Ou seremos como Sem e Jafé, que protegeram os olhos para não verem a vergonha de Noé e o cobriram, protegendo e respeitando o homem?

(*) Gênesis 9.20-29

 

Universal.org

Compartilhe: