Dívidas?

correndo-de-dívidas Dicas de como lidar com elas

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, divulgada no último dia 25 de março pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), no Rio de Janeiro, revela que o percentual de famílias brasileiras com dívidas caiu pela segunda vez consecutiva: o índice baixou de 62,7%, em fevereiro, para 61%, em março.

É o menor patamar desde janeiro de 2013. Mas, apesar da queda no número de famílias endividadas, subiu o percentual de famílias com dívidas ou contas em atraso – de 19,7%, em fevereiro, para 20,8%, em março – e também daquelas que garantem não ter condições de pagá-las – de 5,9% para 7,1%, na comparação mensal.

O que fazer para pagar suas dívidas?

Não é à toa que as dívidas estão entre os grandes aborrecimentos que afligem os brasileiros. Geralmente, nós não nos preocupamos com esse tipo de problema até que ele passe a fazer parte da nossa vida. O especialista em organização financeira Guilherme Azevedo dá algumas dicas para lidar com o problema:

1 – O primeiro passo é organizar as receitas e despesas no papel. Faça uma lista com todos os gastos mensais. Coloque desde as contas para sobrevivência, como água e luz, até os gastos mais supérfluos, como festas no final de semana ou cinema. Organize-os em grupos de despesas: moradia, alimentação, transporte, saúde, educação, lazer, vestuários, estética e outros.

2 – Corte as despesas de modo que elas sejam menores que os rendimentos. Você não vai gastar mais do que ganha. Reduza suas contas e dispense as coisas supérfluas. Diminua os gastos no final de semana, o tempo no banho. Corte ou diminua no máximo que puder todas as despesas.

3 – Depois do primeiro mês, com o saldo que acumular, pague as dívidas com juros mais elevados, como o cheque especial. Se não for possível, renegocie a dívida com o banco para conseguir juros menores. Em alguns casos, a opção é vender o carro para pagar dívidas com juros elevados.

4 – Evite usar cartões. Não parcele despesas e jamais use o limite do banco. Pague tudo à vista.

5 – Procure aumentar sua renda. Faça alguma atividade extra que possa lhe trazer algum retorno e que não atrapalhe o seu emprego ou a sua principal fonte de renda.

6 – A hora de investir vem depois que as contas estiverem em dia. Faça disso um hábito. Considere o investimento um gasto que você não pode deixar de pagar. É o pagamento do seu futuro.

7 – E não esqueça: não empreste seu nome a ninguém. Se a pessoa não pagar a dívida, é você quem será cobrado.

Consciência e consistência para lidar com o problema

O bispo Jadson Santos, responsável pelo Congresso Empresarial na Universal da Avenida João Dias, na capital paulista, também dá a sua opinião sobre as dívidas. “Trata-se de um problema bastante sério. Muitas vezes, as pessoas são obrigadas a pagar por gastos que não são seus. Têm o nome ‘sujo na praça’ ou são prejudicadas por conta de outros para quem emprestaram seus nomes.”

Porém, ele observa que para vencer essas adversidades, é preciso usar a razão. “Aja com a cabeça. Há muitos casos de pessoas que agem com o sentimento, com o coração. Não sabem dizer não na hora que têm que dizer ou falar sim no momento certo e acabam tomando decisões erradas.”

De acordo com o bispo, é preciso traçar objetivos e lutar para alcançá-los. “É importante ter um planejamento financeiro, com objetivos e metas. Se for comprar algo, reflita se é mesmo importante para a sua felicidade e qualidade de vida. Junte dinheiro para comprar, sem fazer dívidas.”

Além disso, o bispo alerta que para enfrentar qualquer adversidade e alcançar o sucesso, é preciso ter uma fé consciente e consistente. “Se a pessoa tem uma fé inteligente, seguirá em frente e será ousada, pois a fé que ela possui não é do coração, é da cabeça. E isso fará toda a diferença.”

Se você quer aprender mais sobre como ser um grande empreendedor, participe do Congresso Empresarial, todas as segundas-feiras, às 22h, na Universal Del Castilho, na antiga Avenida Suburbana, 4.242; em Santo Amaro, na Avenida João Dias, 1.800; no Brás, na Avenida Celso Garcia, 499; e da “Reunião da Prosperidade”, nos templos da Universal por todo o Brasil.

 

Universal.org

Compartilhe: