Como você reage diante da ingratidão?

Saiba como um cristão deve agir em um mundo em que cada vez menos o agradecimento e a boa educação estão presentes

Como você reage diante da ingratidão?

Quantas vezes você já fez algo por alguém, foi receptivo aos seus problemas, o ajudou em uma fase difícil, fez companhia a ele em momentos de solidão ou até tirou algo seu para dar a quem necessitava? E quantas vezes essa pessoa nem sequer agradeceu pelo seu gesto? Quantas vezes quem você ajudou lhe virou as costas quando o necessitado era você? Como ficou seu coração diante dessa ingratidão?

É provável que sua reação tenha sido parecida com a de tantas pessoas que passam pelo mesmo: se irar, se entristecer e até se vingar de alguma maneira. É comum que o homem se sinta injustiçado em situações como as descritas acima e busque uma forma de se sentir melhor fazendo quem o feriu se sentir mal. Agora reflita: o que aconteceria se Deus agisse dessa maneira diante da ingratidão do homem?

A dor de Deus
Entre todas as criações de Deus, o ser humano é o mais ingrato diante do seu Criador, mas, ainda assim, Ele continua sendo compassivo com todos. Jesus é a maior prova disso e deixou inúmeros exemplos da compaixão divina. Em várias situações Ele enfrentou a ingratidão: quando curou dez leprosos e apenas um voltou para agradecer (Lucas 10) ou quando, depois de curar e libertar tantas pessoas, elas optaram pela liberdade de um assassino e condenaram Jesus à morte na cruz (Marcos 15). Mesmo depois de tudo isso, Ele se sacrificou e clamou que o Pai fosse misericordioso com aquelas pessoas.

Em reflexão publicada recentemente sobre o tema, o Bispo Edir Macedo afirma que devemos agir como Deus que, mesmo recebendo a ingratidão daqueles que não mereciam sua compaixão, deu Seu Filho pela Humanidade. Deus age com misericórdia mesmo sem receber o devido reconhecimento do homem: “quando passamos por um momento de ingratidão podemos imaginar a dor que Deus também sente. Ele é ‘um sofredor’, pois dá o melhor de Si para as pessoas e vê como elas O tratam”.

O Bispo acrescenta que a Bíblia, em Salmos 86.15, sinaliza que Deus é “(…) sofredor, e grande em benignidade e em verdade” e, por isso, não se deve pensar que “Deus está numa bolha, só assistindo de camarote aos nossos sofrimentos. Ele sofre mais do que todos nós juntos, pois não tem o reconhecimento e recebe a ingratidão”.

De fato, mesmo sendo pago com ingratidão depois de ter mostrado tanto amor pela Humanidade ao sacrificar Seu Único Filho (João 3.16) para dar a oportunidade de Salvação e vida a todos, Ele não deixa de ser Deus nem de agir com Sua misericórdia. “Eu mesmo não teria coragem de colocar um filho no sacrifício, mas Deus fez isso por nós e a única coisa que Ele quer é que sejamos gratos para com Ele, ouvindo-O e O seguindo em todos os momentos”, ressalta o Bispo Macedo.

Esperar apenas de Deus
Assim como Deus, o homem deve seguir fazendo o bem mesmo quando não recebe gratidão. Ninguém deve deixar que emoções guiem suas atitudes. O coração do homem é fonte de sentimentos e de expectativas, tanto boas como ruins, e são essas emoções que levam as pessoas a se tornarem frágeis diante de uma ingratidão, por exemplo.

Deus é um modelo ao seguir fazendo o bem, apesar de o homem ser mal-agradecido, pois Ele ainda é Deus e o que as pessoas fazem não alteram quem Ele é.

A pessoa que usa a razão entende que ao ajudar alguém não deve agir na intenção de receber algo em troca, pois certamente se frustrará. Afinal, apenas Deus é infalível. Esperar algo de qualquer pessoa é o caminho certo para a frustração. Até por isso a própria Bíblia já deixa claro a quem devemos buscar agradar: “E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens, sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis” (Colossenses 3.23-24).

Ainda segundo o Bispo Macedo, Deus é o Único que nunca será ingrato ou injusto. Ele não deixará de recompensar por aquilo que os que O seguem e andam na justiça fazem e por isso o homem deve fazer tudo para agradar a Deus e não a outro homem. Quando você passa a agir assim entende que o Único que sempre estará ao seu lado e o ajudará em todos os momentos é Ele e, por isso, não fica frustrado nem magoado. Ao contrário, você se sente realizado por agradar ao Pai e receber dEle muito mais do que ofereceu ou esperou. A ingratidão das pessoas não deve atingir você nem mudar quem você é.

Compartilhe: