A sua responsabilidade

Você sabe qual é?

A sua responsabilidade

Você talvez esteja se perguntando o motivo de não vencer na vida. Talvez você diga que o mundo é injusto e que ninguém o ajuda. Em Gênesis, conhecemos a história de Abel e Caim, irmãos que apresentaram uma oferta a Deus. A Bíblia conta que Abel escolheu o melhor cordeiro de seu rebanho para oferecer a Deus. Caim, por sua vez, pegou restos de sua colheita e entregou a Deus. Só que Deus aceitou a oferta de Abel e rejeitou a de Caim. Então, Caim ficou com o semblante caído e Deus lhe disse: “Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante? Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti o será seu desejo, mas sobre ele deves dominar”. (Gênesis 4.6-7).

Em outras palavras, Deus disse a Caim: se você fizer direito, não é certo que sua oferta será aceita? Contudo Caim escolheu não ouvir ao Senhor e não melhorar suas atitudes. Em vez disso, ele responsabilizou Abel pelo seu fracasso e o matou. Por meio dessa situação, vemos que Deus responsabiliza as pessoas individualmente e não coletivamente.

Ele ignora se você pertence a algum grupo e não está preocupado com o seu dinheiro, a sua classe social, etnia ou seu sobrenome, pois Ele não faz acepção de pessoas. Ele responsabiliza o indivíduo pelas suas ações e da mesma forma será com a Salvação: ela não será coletiva, ou seja, ninguém entrará no céu de braços dados com ninguém.

Dessa forma, Deus dá a possibilidade de você decidir se quer fazer o que é certo ou não. Se você quer ter sucesso, deve olhar para si mesmo, para o seu potencial e analisar o que precisa fazer de diferente para obter o que deseja.
Isso não significa que no mundo haverá um tapete vermelho para você passar. Afinal, o mundo é um lugar difícil, injusto, cheio de pessoas más e de tribulações, mas ele é vencido pela fé, como disse Jesus: “(…) e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé”. (1 João 5.4).

Entenda que, enquanto você é o responsável por sua vida, o mundo responsabiliza terceiros por seus fracassos. Por exemplo: alguém diz que você é pobre porque o rico oprime você ou que você é mulher e, por isso, não consegue o mesmo que o homem. Essa é a estratégia favorita do diabo para fazer as pessoas ficarem umas contra as outras.

Compreenda que é você mesmo que pode afetar a sua história, ainda que terceiros tentem barrá-lo.

fonte: Universal.org

Compartilhe: