A fé natural é algo que todos têm. Todo mundo sabe que precisa trabalhar para ganhar o seu salário e poder comer e que tem que plantar para então colher. A fé se chama natural e não é preciso crer em Deus para agir essa fé, porque ela é colocada em ação naturalmente. No entanto a fé que a Bíblia ensina é a sobrenatural, que contraria a natural e vem do Espírito Santo. Ela também nos ajuda a entendermos as tribulações.
Na fé sobrenatural, a pessoa sacrifica o seu eu, suas vontades, cobiças e desejos para agradar Àquele que não vê, não toca e não sente, que é o Próprio Deus. Esse tipo de fé, obviamente, faz-nos enfrentar tribulações, desertos e dificuldades. Por isso Paulo fala que “também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, e a paciência a experiência, e a experiência a esperança” (Romanos 5. 3-4).
Você que está passando por alguma tribulação, por conta de sua fé ser sobrenatural, dê graças a Deus e ela lhe fará permanecer até o fim. Porque, se vivermos na fé natural, vamos fugir da guerra e quem foge é fuzilado ao ser capturado pelo inimigo. Então, você, que vive pela fé sobrenatural, sorria, porque essas tribulações produzem paciência e perseverança para ter uma fé mais sólida e robusta, capaz de lhe fazer gigante ao enfrentar e vencer o mal.
Isso também produz experiência e a pessoa passa a ser equilibrada, centrada e capaz de se posicionar diante das guerras, das lutas e das dificuldades. E essas experiências produzem esperança.
Jesus disse que teríamos problemas e dificuldades, que passaríamos por tribulações e pelo crivo do fogo que faz purificar o ouro para o fazer mais puro. Então, você, que está na fé sobrenatural, anime-se e fique firme, porque isso vai passar. Mas, para ter essa fé sobrenatural, é necessário nascer de Deus e receber o batismo do Espírito Santo. Do contrário, dificilmente será possível sobreviver neste mundo.